51º Seminário Jurídico das Teses e Encontro dos Membros do MPSP acontece em Águas de São Pedro
Foram mais de 250 participantes entre associados e familiares em quatro dias de evento
A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) realizou no Grande Hotel Senac – Águas de São Pedro, entre os dias 06 e 09 de novembro, o “51º Seminário Jurídico das Teses e Encontro dos Membros do Ministério Público do Estado de São Paulo”, recebendo cerca de 250 participantes, entre associados e familiares.
A abertura oficial teve mesa composta pelo Presidente em exercício da APMP, Francisco Antonio Gnipper Cirillo, ao lado do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, do Corregedor Nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, do 2º Vice-Presidente Gabriel Bittencourt Perez e dos diretores Pedro Eduardo de Camargo Elias (1º Tesoureiro), Fernando Pereira da Silva (1º Secretário), Fausto Junqueira de Paula (Relações Públicas) e Celeste Leite dos Santos (Relações Internacionais), além de convidados estrangeiros: Paulo José Figueiredo Lona – Procurador da República e Presidente da Direção Nacional e Pedro Jorge Fernandes Nunes – Procurador da República e Presidente da Direção Regional de Coimbra, ambos do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal.
Palestras e teses
No segundo dia da programação científica, os expositores foram Paulo José Figueiredo Lona e Pedro Jorge Fernandes Nunes (Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal), Celeste Leite dos Santos (Instituto Pró-Vítima), Ivan Francisco Pereira Agostinho (Subprocurador-Geral de Justiça Criminal do MPSP) e Vanessa Ribeiro Mateus – Coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
O Procurador Thiago Pinheiro Lima, do Ministério Público de Contas junto ao TCESP palestrou no terceiro dia do encontro. Em seguida foram aprovadas as teses apresentadas no seminário. O Diretor de Previdência da APMP, o Promotor de Justiça Antonio Henrique Samponi Barreiros, foi eleito para a Coordenação-Geral dos Grupos de Estudos em 2026.