icon clock Leitura 3 min

‘Agenda 150 Anos’ do TJSP homenageia jurista Arruda Alvim

Presidente Molineiro e ex-presidente Felipe Locke saudaram o homenageado

O desembargador José Manoel de Arruda Alvim, que também é professor e advogado, foi o homenageado da “Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante”, na tarde da segunda-feira (23/10), no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Magistrados, membros do Ministério Público, advogados, familiares e amigos prestigiaram a solenidade. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP), representada por seu presidente, José Oswaldo Molineiro, pelo coordenador para Assuntos Institucionais e Parlamentares e ex-presidente, Felipe Locke Cavalcanti, e o diretor de benefícios do Fundo de Emergência Edson Alves da Costa acompanharam a solenidade. Recentemente, o jurista Arruda Alvim elaborou parecer favorável aos membros do Ministério Público, em razão das questões que envolvem o Projeto do Extrateto (PL 6.726/16). Em recente oportunidade, também participou de jantar em homenagem aos aposentados, organizado pela APMP.

Arruda Alvim agradeceu a todos os participantes pelo carinho demonstrado. “O fato de ter judiciado na corte paulista se constituiu em significativo galardão de minha vida”, declarou. “Sem a Magistratura, não seria aquilo que sou”, afirmou.

Em nome da família, discursou Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, filho do homenageado. “Sempre escutei que os melhores anos de sua vida profissional foram exercidos no Tribunal de Justiça”, contou ele. “Homem de hábitos espartanos, passa a maior parte do tempo em sua biblioteca de mais de 30 mil volumes”.

Também participaram da homenagem o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o conselheiro do CNJ Henrique Ávila; o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite; o presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, desembargador Mário Devienne Ferraz; o vice-presidente do TRF-3, desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Júnior; o desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, ex-presidente do TRE-SP; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho e Antonio José Silveira Paulilo, ex-presidentes da Seção de Direito Privado do TJSP; o desembargador federal Newton de Lucca, ex-presidente do TRF-3; o coordenador da Área de Direito Processual Civil da Escola Paulista da Magistratura, juiz substituto em 2º grau Gilson Delgado Miranda, representando o diretor;  a esposa do homenageado, Thereza Alvim; a filha Teresa Celina de Arruda Alvim; o genro Márcio Bellocchi; a nora Angélica Arruda Alvim; e os netos Rafael, Pedro, Henrique, João Pedro e José Manoel; magistrados, integrantes do MP, defensores públicos, advogados, militares, familiares e amigos do homenageado e servidores da Justiça.

José Manoel de Arruda Alvim Netto – nascido em 2 de maio de 1936, é natural de São Paulo – SP. Tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1960. Trabalhou como advogado, procurador da Fazenda e professor da PUC-SP, antes de ingressar na Magistratura, em 1979, nomeado pelo critério do Quinto Constitucional para o 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Foi promovido ao posto de desembargador em 1981 e se aposentou em 1984.