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APMP conquista a recertificação ISO 9001 até o ano de 2020

Presidente Molineiro determinou a adequação às novas regras administrativas, com envolvimento da diretoria e criação de sistema de gerenciamento de risco

No último mês, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) recebeu mais uma prova de que sua gestão administrativa é profissional, eficiente e de excelência. A entidade de classe acaba de receber a recertificação ISO 9001, após criteriosa e rigorosa auditoria realizada entre 14 e 21 de agosto. O certificado, que terá validade até o ano de 2020, foi conquistado sob nova perspectiva, com uma nova e atualizada versão, que exige muito mais rigor administrativo.

Para o presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro, essa conquista demonstra todo o esforço da atual diretoria em garantir uma gestão austera de despesas, com planejamento adequado, otimização de recursos, transparência e dedicação de todos os diretores e do corpo funcional aos associados. “Mostra mais uma vez que estamos no caminho certo, com o cumprimento de serviços de excelência aos associados, em todos os serviços prestados, sem prejuízo da representação permanente em Brasília e em São Paulo, na luta pelas prerrogativas do Ministério Público e de seus integrantes. Estamos realmente muito felizes e animados com o resultado. O fato de termos que nos envolver diretamente com o processo da ISO, nesta nova versão, foi extremamente positivo e veio ao encontro de tudo em que esta gestão acredita”, concluiu.

O 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, que é também coordenador da reestruturação administrativa da Associação, acrescenta: “A APMP entra em uma nova era, de profissionalismo e otimização de recursos, e a ISO 9001 faz parte desse pacote. Estamos passando por uma profunda reformulação interna, com a finalidade de maximizar a eficiência e, por consequência, produzir resultados de excelência. O fato de termos implementado a Gestão de Riscos nos dará a oportunidade de reduzir os riscos negativos e aproveitar os positivos como oportunidade de resultados, sempre voltados para o nosso principal foco: o Associado. Desse modo, a APMP pode concentrar suas forças e canalizá-las de acordo com as necessidades do momento, defendendo o Ministério Público e seus membros. Uma associação profissional, eficiente e bem administrada com certeza obterá melhores resultados na luta pelas nossas prerrogativas”.

Em 2014, ao conquistar a primeira certificação da ISO 9001, após esforço coletivo de dirigentes e funcionários, a entidade de classe implementou um conjunto de requisitos e normas técnicas que atestam a confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas de seus associados, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Porém, ainda mais difícil do que obter a ISO 9001 é ter sua certificação renovada com os novos métodos e critérios. Prevista com um adendo, a nova versão do certificado aumentou a obrigatoriedade do envolvimento da alta direção da entidade de classe, como explica Ricardo Roxo, um dos três funcionários que compuseram a comissão que implantou o Sistema de Gestão da Qualidade na APMP. “A versão anterior possibilitava que a diretoria tivesse, opcionalmente, um representante em todo o processo. Agora o envolvimento direto é obrigatório, o que é bastante importante para uma gestão dinâmica como é a da associação, na qual a diretoria é eletiva”, ressaltando ainda o grande empenho dos atuais diretores na obtenção do certificado.

Outra alteração positiva e importante dessa nova certificação foi a necessidade de mudança no processo para garantir a implementação da Gestão de Riscos. “Agora é necessário que façamos um planejamento completo de todos os riscos positivos e negativos, o que torna o sistema de gestão muito mais eficaz”, explica Bruno Anacleto, gerente do departamento financeiro e outro integrante da comissão da ISO.

A padronização e a continuidade de processos são outras conquistas que vêm acompanhadas do certificado. Desde o início da implementação da ISO em 2014, todos os processos internos passaram a ter registro sistemático, o que permite à diretoria seguir todas as etapas de cada atendimento e a geração de indicadores mensais para a análise detalhada do cumprimento das metas. A definição de fluxo para cada processo facilita o trabalho, além de deixar muito claro a entrada e a saída das demandas e a responsabilidade de cada um dos colaboradores.