icon clock Leitura 3 min

APMP participa de ato pelo fortalecimento do serviço público

Evento foi realizado nesta terça-feira (4/9) pelo Fórum das Carreiras de Estado – São Paulo, na Alesp

Associações e sindicatos que representam as carreiras de Estado com atuação em São Paulo, buscando demonstrar a importância de um serviço público de excelência para a população, lançaram na manhã desta terça-feira (4/9), em evento com mais de cem pessoas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a carta de intenções do Fórum das Carreiras de Estado – São Paulo (FOCAE- SP), integrado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP).

O Fórum, criado no início de 2017 pela APMP e por outras associações, quando o tema principal era a Reforma da Previdência, agora pretende evidenciar o desmonte das instituições, defender o aprimoramento dos serviços prestados pelas carreiras de Estado e enfatizar a necessidade de investimentos nos serviços públicos, a fim de que a população não seja vítima de sua precarização. Este ato teve como finalidade principal transformar o Fórum em um espaço permanente de debates e ações conjuntas.

Durante o evento, que foi transmitido ao vivo pela TV Assembleia, os presidentes   das entidades de classe demonstraram, por meio de dados estatísticos e orçamentários, as dificuldades pelas quais passam as instituições, devido à falta de investimento do Estado. “Por meio da atuação do Ministério Público, mais de R$ 1,77 bilhões foram devolvidos aos cofres públicos nos últimos anos, e mais de R$ 650 milhões de tributos foram garantidos judicialmente. Nosso orçamento não é um gasto para o Estado, mas um investimento. E isso, apesar de nossa média ser de apenas quatro promotores para cada 100 mil habitantes, é um número muito pequeno para uma instituição que atua em diversas áreas de extrema importância para a sociedade civil”, defendeu o presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro.

Para o coordenador do FOCAE-SP, o presidente da Associação Paulista de Magistrados, (Apamagis), Fernando Bartoletti, essa união de esforços é fundamental para o fortalecimento definitivo do serviço público. “Existe um flagrante movimento contra as instituições que representam os serviços públicos das áreas de Segurança Pública, da Justiça e da defesa do cidadão. Diante de tal panorama, não permaneceremos inertes com os falsos dados divulgados em campanhas publicitárias em desfavor ao serviço público, pois o Estado-serviço público não se confunde com o Governo-gestor público, este sim responsável pela crise econômica que ora a sociedade vivencia”. Bartoletti foi nomeado coordenador do grupo há cerca de um mês – o 1º secretário da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior, foi o primeiro coordenador do FOCAE-SP.

Por fim, foi lida aos presentes o Manifesto em defesa do serviço público, redigido em conjunto pelas entidades que compõem o FOCAE-SP (clique aqui para ler o manifesto e os dados estatísticos das entidades).

Além da APMP e da Apamagis, também estiveram presentes e fizeram uso da palavra os seguintes representantes das instituições que compõem o FOCAE-SP: Marcos Fábio Nusdeo, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP); Augusto Amorim Barbosa, presidente da Associação Paulista de Defensores Público (APADEP); Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP); Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP); Tânia Prado Pereira, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDIPOL); Cel. PM Antonio Chiari, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (AOPM); Cel. Flamarion Ruiz, presidente da Associação dos Militares Estaduais PM e Bombeiros; Alfredo Maranca, presidente do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (SINAFRESP); Denis Mângia Maciel, 1º vice-presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Afresp); Luis Ordas Lorido, vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo (APMSP); Hélio Campos Freire, presidente da Associação e Sindicato dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (AAFITSP e SINDAF/SP); e Mauro Silva, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (UNAFISCO).