icon clock Leitura 2 min

APMP participa de evento sobre Direitos Humanos na ESMP

José Oswaldo Molineiro participou da abertura, e Fabiola Moran Faloppa foi debatedora em um dos painéis; encontro foi realizado com apoio da APMP

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizou, na terça-feira (11), o 3º Encontro “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, como parte do Ciclo de Eventos “30 Anos da Constituição Federal”, em parceria com a Imprensa Oficial de São Paulo e com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público (APMP). O presidente da entidade de classe, José Oswaldo Molineiro, participou da abertura do encontro, e a 2ª tesoureira da Associação, Fabiola Moran Faloppa, foi a debatedora do painel “Tráfico de Pessoas e o Papel da Vítima na Realização da Justiça Penal Internacional”.

Além do presidente da APMP, compuseram a mesa de abertura do evento o diretor do ESMP, Antonio Carlos da Ponte; o corregedor-geral do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Paulo Afonso Garrido de Paula; a vice-corregedora-geral (e corregedora-geral eleita para o biênio 2019/2020), Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner; o coordenador-geral do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (CAO Cível), Tiago Cintra Zarif; o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Jorge Águedo de Jesus Peres de Oliveira Filho; e o professor Marcelo de Oliveira Fausto Figueiredo Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Também estava presente Alexandre Rocha Almeida de Moraes, assessor da ESMP. O evento teve ainda o promotor de Justiça Eduardo Ferreira Valério como debatedor do painel “Gestão da Imigração”. No encerramento, houve palestra com José Gregori, ex-ministro da Justiça, e com Nanette Blitz Kônig, sobrevivente do Holocausto na Segunda Guerra Mundial e amiga de Anne Frank (adolescente alemã de origem judia vítima dos nazistas).

LIVRO – Na segunda-feira (10), a ESMP lançou, em parceria com a Imprensa Oficial, o livro “1948/2018 – 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que tem como organizadores o professor de Direito Flávio de Leão Bastos Pereira e a procuradora de Justiça aposentada Eloísa de Sousa Arruda, ex-diretora da ESMP, ex-secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e ex-secretária estadual de Justiça e Defesa da Cidadania.