icon clock Leitura 3 min

APMP participa de posse da nova diretoria da Conamp em Brasília

O promotor de Justiça Victor Hugo Azevedo assumiu a presidência em substituição à Norma Angélica Cavalcanti, que esteve à frente da Conamp nos últimos quatro anos

A nova diretoria da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), gestão 2018/2019, tomou posse na terça-feira (13/03), em Brasília. O promotor de Justiça Victor Hugo Azevedo, do Rio Grande do Sul, assumiu a presidência da entidade, sucedendo a promotora de Justiça Norma Angélica Cavalcanti, da Bahia, que esteve à frente da Conamp nos últimos quatro anos. Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares foi nomeado 1º vice-presidente; Tarcísio José Sousa Bonfim assumiu o cargo de 2º vice-presidente; e Elísio Teixeira Lima foi nomeado secretário-geral.

A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), representada pelo seu presidente, José Oswaldo Molineiro, que na ocasião foi nomeado Diretor Regional Sudeste da Conamp, pelo 2º vice-presidente, Gabriel Bitencourt Perez, pelo 1º secretário, Paulo Penteado Teixeira Júnior, e pelo 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa.

Durante a posse, o presidente empossado da Conamp ressaltou a missão de fiscalização e garantia de direitos da população que tem o Ministério Público. “Minha gestão será marcada por uma luta intransigente pela preservação das prerrogativas funcionais dos membros do Ministério Público e pela manutenção do modelo institucional, concebido pela Constituição de 1988”, declarou Azevedo. Ele fez um agradecimento especial a ex-presidente Norma Cavalcanti e destacou que ela foi a primeira mulher a dirigir a Conamp. “Foi um privilégio minha querida amiga, sem dúvidas você marcou a história do Ministério Público e da Conamp”, definiu.

Victor Hugo Azevedo ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em 1983, na Promotoria de Justiça de Catuípe. Atuou nas Promotorias de Justiça de Horizontina, Santa Rosa e Cruz Alta. Foi também promotor-corregedor e coordenador do Gabinete de Planejamento Institucional do MPRS. Atualmente, é titular do cargo de 3º promotor de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre. Presidiu a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul por dois mandatos e atuou como e 1º e 2º vice-presidente da Conamp.

Além dos presidentes de associações do Ministério Público de todo o país, também marcaram presença: Raquel Dodge, procuradora-geral da República; Herman Benjamin e Mauro Campbell, ministros do Superior Tribunal de Justiça; Péricles Aurélio Lima de Queiroz, ministro do Superior Tribunal Militar; Ana Amélia, senadora; Ronaldo Nogueira e Cajar Nardes, deputados federais; Orlando Rochadel, corregedor nacional do Ministério Público; André Godinho, conselheiros nacionais do Ministério Público; e Claudio Lamachia, presidente da OAB; Sandro José Neis, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais; José Robalinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República; Ângelo Farias, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho; e Jayme Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil.

 

Veja a composição da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal da Conamp:

 

Diretoria

Presidente: Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto

1º vice-presidente: Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares

2º vice-presidente: Tarcísio José Sousa Bonfim

Secretário-geral: Elísio Teixeira Lima

 

Conselho Fiscal

Presidente: Cláudio Franco Felix

Vice-presidente: Adélcion Caliman

Secretário: Lindomar Tiago Rodrigues

Membro: Lucas Felipe Azevedo de Brito

Membro: Luciano César Casaroti

 

Diretores regionais

Norte: Lauro Tavares da Silva (AM)

Nordeste: Francisco Bergson Gomes Formiga Barros (PB)

Centro-Oeste: Roberto Aparecido Turin (MT

Sudeste: José Oswaldo Molineiro (SP)

Sul: Sérgio Hiane Harris (RS)