icon clock Leitura 3 min

APMP participa de videoconferência internacional sobre medidas contra a COVID-19

Foram debatidas práticas adotadas por Alemanha, Brasil, Canadá, França e Reino Unido

Diante da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a COVID-19, e do importante papel dos membros do MP (Ministério Público) no enfrentamento do problema, a diretoria da APMP (Associação Paulista do Ministério Público) participou na manhã desta quinta-feira (26) da primeira reunião de trabalho, realizada por videoconferência, do Subcomitê Integrado de Apoio ao Enfrentamento à Epidemia de COVID-19.

Representaram a entidade de classe paulista na ocasião o presidente, Paulo Penteado Teixeira Junior, o 1° tesoureiro, Renato Kim Barbosa, o 1º secretário, Pedro Eduardo de Camargo Elias, o diretor acadêmico, Rafael de Oliveira Costa, e o promotor de Justiça Nathan Glina, um dos diretores do Departamento de Estudos Institucionais.

A iniciativa é fruto do 1º Fórum Internacional Integrado, realizado no ano passado em conjunto pela APMP, pelo Governo do Estado e pela Sociedade Consular. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e reuniu mais de 600 autoridades e participantes de diversos países. O objetivo do grupo, agora, coordenado pela assessora especial Maristela Basso, da Secretaria Estadual de Relações Internacionais, é manter um fórum internacional permanente, que se reunirá para debater alternativas e propostas à crise com representantes de outros países, instituições governamentais, universidades e iniciativa privada.

Nesta primeira reunião de trabalho, além do Brasil, foram apresentadas e discutidas as práticas adotadas nos últimos meses, do ponto de vista da segurança pública, saúde, contingenciamento e novas legislações, por Alemanha, Brasil, Canadá, França e Reino Unido. Também foram ouvidos acadêmicos de universidades federais e estaduais, além de representantes da iniciativa privada. Todas as ideias serão levadas ao Comitê de Crise no Enfrentamento à Epidemia de COVID-19, do Governo do Estado de São Paulo.

“Essa não é uma crise pessoal, nem da cidade, nem do nosso Estado, nem do nosso País. É uma crise mundial, que exige soluções técnicas e não ideológicas, e esse é o parâmetro do Ministério Público. Já foram feitas mais de 170 recomendações a prefeitos, propostas ações civis públicas, de proteção à saúde pública, às relações de consumo e de defesa das crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. É muito importante que possamos entender e tomas conhecimento do que ocorre no mundo”, frisou o presidente da APMP, Paulo Penteado. Na mesma linha seguiu o 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa: “Agradecemos a participação de todos, os agentes de governo, os representantes das faculdades e de outras entidades. Juntos poderemos lutar e vencer essa batalha”.

Além dos diretores da APMP e da coordenadora do grupo, participaram da videoconferência o cônsul-geral da França em São Paulo, Brieuc Ponte; a adida de Propriedade Intelectual Angélica Garcia, do Governo Britânico para América Latina e Caribe; o adido policial Stephan Wiebach, do Gabinete da Polícia Federal Alemã; o assessor legal Rodrigo Dias, do Departamento de Justiça Americano; o representante do consulado do Canadá em São Paulo, Alexandre Almeida; a representante do Consulado Britânico, Juliana Caires; o assistant chief constable – National Mobilisation Coordinator/National Police Coordination Centre, Owen Weatherill; o subsecretário estadual da Segurança Pública, coronel Celso Luiz Pinheiro, responsável por Projetos Estratégicos da SSP-SP; o secretário executivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Camilo;  o representante do Governo do Maranhão, Geraldo Carvalho; a representante da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Maranhão, Isabela Ottoni; a representante do Governo de Minas Gerais, Camila Marques; a assessora-chefe de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Maira Segura; a assessora do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal, Thaís Barbosa; a gerente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Governo de Goiás, Sara Silva; a professora Kalinka Castelo Branco, da Universidade de São Paulo; o professor Rafael Aroca, da Universidade Federal da São Carlos; o gerente de Consultoria de Serviços da América Latina da Adobe, Rodrigo Dias; o representante da Microsoft, Márcio Gonçalves; o representante da Adobe, Eduardo Jordão; entre outras pessoas e autoridades.