icon clock Leitura 3 min

APMP participa de VIII Encontro de Memoriais do Ministério Público

Evento objetiva apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições. Palestras ocorrem nos dias 27 e 28 de julho

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) abriu na manhã da quinta-feira (28/07) o VIII Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. O evento tem o objetivo de compartilhar informações e trocar experiências entre profissionais e instituições ligados às áreas de documentação e memória, com foco em apresentar práticas e experiências atuais desenvolvidas em diferentes instituições e que interessam aos centros de memória. A ação teve o apoio da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), representada por seu presidente, José Oswaldo Molineiro, que compôs a mesa diretora, e da Escola Superior (ESMP). O evento foi aberto pelo subprocurador-geral de Justiça de Políticas Administrativas e Institucionais, José Antônio Franco da Silva.

Também compuseram a mesa o procurador-geral de Justiça do Estado do Amapá, Márcio Augusto Alves, o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Memória do Ministério Público do Rio de Janeiro, Márcio Klang, o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Rafael Neubern Demarchi Costa, o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, José Carlos Couto de Carvalho, e a promotora de Justiça Cynthia Pardo Andrade Amaral.

O integrante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Pereira Duarte proferiu palestra inaugural. Duarte é também presidente do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname).

Durante os dois dias de apresentações, estão programadas palestras e exposições com profissionais ligados à história e acervos de museus, além de depoimentos de aposentados do MPSP. O encerramento do VIII Encontro de Memoriais do Ministério Público será na sexta-feira (28/07), com a leitura da Carta de São Paulo.

Também marcaram presença no evento o procurador de Justiça e curador do Memorial do Ministério Público do Paraná, Sérgio Renato Sinhori, a procuradora de Justiça e coordenadora do Memorial do Ministério Público do Mato Grosso, Eunice Helena Rodrigues de Barros, a vice-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza, a promotora de Justiça do MP do Distrito Federal e Territórios Yara Maciel Camelo, o promotor de Justiça do MP de Rondônia Jesualdo Eurípedes Leiva de Faria, o promotor de Justiça do MP de Pernambuco André Felipe Barbosa de Menezes, o promotor de Justiça do MP de Goiás Jales Guedes Coelho Mendonça, a promotora de Justiça do MPSP e assessora eleitoral Aline Jurca Zavaglia Vicente Alves, a subprocuradora-geral do Trabalho do MPT da Procuradoria-Geral do Trabalho, Heloísa Maria Moraes Rego Pires, o procurador de Justiça Cível do MPPA, Jorge de Mendonça Rocha, e o promotor de Justiça e coordenador do Coplan do MPRO, Jorge Romcy Auad Filho. Na parte da tarde estavam previstas as participações do procurador de Justiça aposentado e ex-corregedor-geral do MPSP Arthur Cogan e do promotor de Justiça do MPSP, Alexandre Rocha Almeida de Moraes.

(Informações do site do MPSP)

Veja também