icon clock Leitura 2 min

APMP participará de 1ª Conferência da União Internacional de Procuradores e Promotores do MP de Língua Portuguesa

1ª Tesoureira da APMP, Fabiola Moran, será uma das palestrantes do evento que acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho de forma virtual

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) participará da 1ª Conferência da União Internacional de Procuradores e Promotores do Ministério Público de Língua Portuguesa (UIPLP), que acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho, às 13h (horário de Brasília), de forma virtual.

A entidade paulista teve papel fundamental na criação da UIPLP, já que o Presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior, participou de todas as reuniões prévias e é um dos idealizadores da União. Em 26 de março deste ano, Paulo Penteado, que também é 2º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), fez parte da solenidade que criou a UIPLP, ele assinou o documento como representante da CONAMP e em nome da APMP, que aderiu à criação do grupo.

A APMP e a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) são as únicas entidades estaduais que fazem parte da UIPLP. A criação da União aconteceu durante o XII Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP). Além do Brasil, participaram da fundação do grupo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A 1ª Conferência da União terá como tema “A Autonomia do Ministério Público nos Sistemas Judiciários dos Países e Estados que Integram a UIPLP”. A 1ª Tesoureira da APMP, Fabiola Moran, ministrará a palestra “Autonomia do Ministério Público Brasileiro”. Fabiola é mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O Presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, também conduzirá uma das palestras do evento.

Confira abaixo a programação completa da 1ª Conferência da UIPLP: