icon clock Leitura 3 min

APMP realiza Seminário com o tema ‘O Futuro do Ministério Público’

Com transmissão online ao vivo pelo site da APMP, evento realizado na Sede Social, no Largo São Francisco, teve palestras dos promotores de Justiça Rafael de Oliveira Costa, Nathan Glina, Pérsio Ricardo Perrella Scarabel e Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) realizou, na sexta-feira (17/03), o Seminário “O Futuro do Ministério Público”, no Auditório Francismar Lamenza de sua sede social. O evento, organizado pelo 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, teve quatro palestras proferidas, pela ordem, pelos Promotores de Justiça Rafael de Oliveira Costa, Nathan Glina, Pérsio Ricardo Perrella Scarabel e Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro. O seminário teve transmissão online ao vivo pelo site da entidade de classe.

“Estou feliz por ver os jovens promotores se movimentando. Confio muito e quero aprender com vocês, que são as cabeças jovens da Instituição. Tomara que este seminário seja o embrião de uma profunda reflexão da classe”, afirmou, na abertura do evento, o presidente da APMP, José Oswaldo Molineiro. Por sua vez, o 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, ressaltou: “Precisamos pensar a Instituição de maneira proativa, em benefício da sociedade e do interesse público”.

Rafael de Oliveira Costa, o primeiro palestrante, falou sobre “Efetividade das políticas públicas e litígio estratégico no processo coletivo”. Expôs sobre a necessidade de se estruturar equipes multidisciplinares para auxílio das Promotorias de Justiça na análise técnica das fases de elaboração, implantação e avaliação de políticas públicas. Consignou tratar-se de uma nova revolução, em que o Ministério Público deve assumir sua faceta resolutiva, contrapondo-se ao caráter demandista até então em voga.

A palestra seguinte foi “A Promotoria de Justiça Criminal e a tutela da Segurança Pública”, proferida por Nathan Glina, que abordou o funcionamento das Promotorias Criminais e suas perspectivas. Relatou a experiência do Plano de Atuação Integrada em Segurança implantado em Mogi das Cruzes, iniciativa do Ministério Público e que obteve resultados significativos.

“Rotinas administrativas e eficiência funcional” foi o tema da terceira palestra, proferida por Pérsio Ricardo Perrella Scarabel. “Cumprimento a diretoria da APMP, que, com menos de três meses de gestão, já realiza um evento importante como esse, para expormos o nosso ideal de Ministério Público”, disse o promotor. “Temos que investir na racionalização do trabalho e em gestão, porque tudo é gestão, visando ao aprimoramento e à eficiência de nossa atividade funcional”, acrescentou. Propôs, em suma, que as audiências judiciais devem ser designadas em acordo com o Ministério Público, observando-se sempre a eficiência funcional.

O encerramento do Seminário ocorreu com a palestra “Priorização das reais atribuições do Ministério Público na área da Infância e Juventude e fortalecimento do Conselho Tutelar”, a cargo de Mirella de Carvalho Bauzyes Monteiro, que integra o Conselho de Políticas e Estudos Institucionais (Conepi). “Assumimos muitas atribuições que não são nossas e perdemos tempo no dia-a-dia. Com isso, não vemos mudança efetiva no resultado do nosso trabalho”, resumiu.