icon clock Leitura 3 min

APMP realizará ciclo de palestras em comemoração aos seus 80 anos

Fredie Didier, Alysson Leandro Mascaro, César Dario Mariano da Silva e Rafael de Oliveira Costa serão os expositores deste primeiro semestre

Como parte do “Projeto APMP 80 Anos”, a Associação realizará, durante todo o ano de 2018, um grande ciclo de palestras, com diversos temas e expositores. Para este primeiro semestre, já estão agendados quatro eventos. As inscrições podem ser realizadas no Departamento de Eventos da APMP – as vagas são limitadas, e todos os participantes receberão certificado.

Quem dará inicio ao ciclo será o promotor de Justiça César Dario Mariano da Silva, que palestrará sobre “Improbidade Administrativa – Aportes Teóricos e Práticos na Investigação e no Processo”, no dia 27/4, a partir das 8h30, no Auditório Francismar Lamenza. Com vasta experiência nas áreas de Direito Penal e Processual Penal, César Dario é mestre em Direito das Relações Sociais, professor universitário e autor de várias obras. Oficia hoje na Procuradoria de Justiça de Interesses Difusos e Coletivos, na área do Patrimônio Público e Social.

O segundo palestrante convidado será o jurista Alysson Leandro Mascaro, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), Largo São Francisco. O tema de sua exposição, marcada para 9/5, a partir das 18h, também no Auditório da Associação, será “Ministério Público e Legalidade Democrática”. O advogado é também professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, Largo São Francisco, e dos cursos de mestrado e doutorado em Direito Político e Econômico e graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Já em 18/5, será a vez do promotor de Justiça Rafael de Oliveira Costa, que fará sua exposição sobre o tema: “Novos Desafios da Legisprudência”. O encontro será na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no Plenário Teotônio Vilella, a partir das 13h. Rafael de Oliveira, além de membro do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), é professor visitante na Universidade da Califórnia-Berkeley, doutor e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG. É graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, em programa conjunto com a Universidade de Wisconsin-Madison, e professor da Escola Superior do MPSP.

Encerrando o ciclo do primeiro semestre, a Associação convidou o jurista Fredie Souza Didier Júnior, que falará no dia 18/6 sobre “O Futuro do Ministério Público no Processo Civil”, a partir das 10h, na capital, em local a ser definido. O encontro contará também com a participação do debatedor Rui Geraldo Camargo Viana. Didier é advogado, autor de mais de 40 livros jurídicos, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutor pela Universidade de Lisboa e livre-docente pela USP. Atualmente, é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto Ibero-americano de Direito Processual, da International Association of Procedural Law, da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional e da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Foi ainda membro da comissão formada para reformar o novo Código de Processo Civil, na Câmara dos Deputados. Já Camargo Viana é livre-docente e doutor em Direito pela USP, Largo São Francisco, e mestre em Direito pela PUC-SP. É também professor titular de Direito Civil da USP, Largo de São Francisco, e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

PALESTRAS

27/04 – César Dario Mariano da Silva

Tema: Improbidade Administrativa – Aportes Teóricos e Práticos na Investigação e no Processo

Local: Auditório Francismar Lamenza – Largo São Francisco, 34 – 13º andar

Horário: 8h30

 

09/05 – Alysson Leandro Mascaro

Tema: Ministério Público e Legalidade Democrática

Local: Auditório Francismar Lamenza – Largo São Francisco, 34 – 13º andar

Horário: 18h00

 

18/05 – Rafael de Oliveira Costa

Tema: Novos Desafios da Legisprudência

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) – Plenário Teotônio Vilella

Horário: 13h00

 

18/06 – Fredie Didier

Tema: O Futuro do Ministério Público no Processo Civil

Local: A definir – São Paulo – SP

Horário: 10h00