icon clock Leitura 3 min

Ato de desagravo em apoio à PJ Claudia Ferreira Mac Dowell reúne 200 pessoas na Barra Funda

Evento foi organizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP)

Cerca de 200 pessoas lotaram o Plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, nesta segunda-feira (16), durante Ato de Desagravo, organizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em apoio à Promotora de Justiça Claudia Ferreira Mac Dowell. A diretoria da APMP foi representada pelo seu Presidente, Paulo Penteado Teixeira Junior, pela 1ª Vice-Presidente, Paula Castanheira Lamenza, pela 2ª Tesoureira, Fabíola Moran Faloppa, e pelo diretor de prerrogativas, Salmo Mohmari. Pelo MPSP, estiveram presentes o Subprocurador-Geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais, Mário Luiz Sarrubbo, que na ocasião representava o Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; a Corregedora-Geral, Tereza Exner; e o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Wallace Paiva Martins Junior.

Promotores e Procuradores de Justiça, magistrados, advogados,  lideranças da sociedade civil e familiares  participaram do evento, demonstrando sua indignação aos comentários de cunho homofóbico feitos por um advogado de defesa durante uma sessão do 2º Tribunal do Júri, em São Paulo, em ofensa à Promotora de Justiça. O episódio ocorreu no dia 7 de novembro último.

“Esse é um dos momentos de mais emoção na minha vida. Vejo aqui mais heterossexuais do que homossexuais, que demonstram empatia, que puderam se colocar no meu lugar. Isso demonstra como a empatia é um sentimento poderoso, é o poder de juntar a sua voz à minha. Sem empatia, a dor do outro é só a dor do outro”, disse a Promotora em sua fala.

“Essa digna Promotora não é diferente, é igual a cada um de nós, porque cada um de nós tem sua própria identidade, que deve ser respeitada. Este ato é em defesa da cidadania, em defesa de uma promotora comprometida, leal, correta, que há 27 anos dedica sua vida à defesa da democracia. Somos todos Claudia Mac Dowell”, defendeu o Presidente da APMP.

Para a Corregedora-Geral, este é um importante momento também para o Ministério Público. “Eu vim aqui hoje com um sentimento de integração, pois não há ser humano que não se indigne com injustiças, mas agora estou muito esperançosa, de ver tantas pessoas irmanadas no sentido de fazer Justiça. Nós acreditamos na Constituição Federal e queremos vê-la em sua plenitude”.

O Sub-Procurador Geral Wallace Paiva também citou a Constituição de 88. “Essa constituição que nós honramos e juramos é a Constituição da cidadania, da igualdade, da liberdade de orientação e da identidade de gênero. É a Constituição da diversidade, porque cada pessoa humana tem o direito inalienável de se realizar e buscar a felicidade”, disse.

Durante a exposição de Mario Sarrubbo, ele ressaltou a importância desta união para o fortalecimento da instituição Ministério Público. “Claudia é hoje a face da instituição Ministério Público, não só nas forjas do Tribunal do Júri, mas em todos os campos de ação desta instituição, que é fruto do Estado Democrático de Direito, que tem como dever primordial garantir à sociedade brasileira a igualdade que foi afirmada na Constituição Federal de 88”.

Também fizeram uso da palavra Marina Ganzarolli, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP; Marco Vinício Petreluzzi, Procurador de Justiça aposentado e ex-Secretário da Segurança Pública de São Paulo; Roberto Livianu, Procurador de Justiça e Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção; Majú Giorgi, membro da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santo Amaro e Presidente do Mães Pela Diversidade; o Coordenador  de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, Marcelo Martins Ximenes Galego; o Defensor Público Vinícius Conceição Silva, do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; a Promotora de Justiça Fabíola Sucassas, que na ocasião também desempenhou o papel de mestre de cerimônias; e a esposa da Promotora Cláudia, Regina Olga Pacheco Bastos.