icon clock Leitura 1 min

Clube Naval formaliza doação de livro publicado pela APMP

‘Segredo que poucos conhecem – O mistério do Cruzador Bahia’ foi escrito pelo advogado Lauro Indursky (falecido), em parceria com o jornalista Marcos Palhares

O Clube Naval do Rio de Janeiro formalizou, no último dia 4 de dezembro, em sua Sede Social, na Praça D’Armas (centro da capital fluminense), o recebimento de doação do livro “Segredo que poucos conhecem – O mistério do Cruzador Bahia”, publicado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP), em 2016, e escrito pelo advogado Lauro Indursky (falecido em 2015), em parceria com Marcos Palhares, um dos assessores de Imprensa da entidade de classe paulista. Na solenidade, o capitão de fragata Osmar Boavista da Cunha Junior, diretor cultural do Clube Naval, recepcionou Catarina Kawa, viúva de Indursky, que fez a doação da obra.

O livro resgata a explosão e o afundamento do Cruzador Bahia, em julho 1945, a maior tragédia naval do Brasil, com 336 mortos. Na época, a causa foi dada como acidente pelo governo brasileiro, mas, sete décadas depois, ainda há a suspeita de ter sido um torpedeamento feito por um submarino nazista. Falecido em fevereiro de 2015, Lauro Indursky (foto ao lado), ex-promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, era associado à APMP. Naquele mesmo ano, a entidade de classe prestou homenagem batizando com o nome do advogado o prêmio para a Série Cível do concurso “Melhor Arrazoado Forense”.