icon clock Leitura 2 min

Corregedor toma posse para segundo mandato no MPSP

Em cerimônia realizada no Auditório Queiroz Filho, na sede do Ministério Público. A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça e contou com a presença de autoridades, além de integrantes do Ministério Público e da advocacia. Em seguida, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) ofereceu coquetel em sua Sede Social.

O Ministério Público do Estado de São Paulo realizou, na tarde da quarta-feira (11/01), a posse solene do procurador de Justiça Paulo Afonso Garrido de Paula no cargo de corregedor-geral da Instituição e da procuradora Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner como vice-corregedora. Ambos foram reconduzidos aos cargos para segundo mandato. A solenidade aconteceu no Auditório Queiroz Filho, no edifício-sede do MP, com as presenças do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, do corregedor nacional do MP, Cláudio Henrique Portela do Rego, do Conselheiro do CNJ, Arnaldo Hossepian, e de diversas autoridades. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada por seu 1º vice-presidente Marcio Sérgio Christino, na ocasião representando o presidente eleito para o biênio 2017-2018, José Oswaldo Molineiro; também compareceram o 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, a diretora do Departamento de Eventos, Paula Castanheira Lamenza, a diretora do Departamento de Aposentados, Cyrdêmia da Gama Botto, e um dos diretores do Departamento de Segurança, Gabriel Cesar Zaccaria de Inellas.

O diretor da APMP, Márcio Christino, ressaltou a importância do trabalho do Corregedor. “Só podemos creditar isso a uma circunstância, ao sucesso da sua administração, é o sucesso da sua postura e da sua atividade, que começou com a escolha de sua excelente equipe e de suas atitudes, que provaram que um corregedor pode ser ‘severo’, mas também pode ser um condutor”.

Em seu discurso de posse, Paulo Garrido ressaltou a relevância das atividades desenvolvidas pela Corregedoria doMP, e destacou a importância do papel desse órgão para o interesse público. “O Ministério Público somente é forte quando presta um serviço de excelência à sociedade, quando o profissionalismo é a marca da atuação pessoal, e quando o respeito aos direitos funcionais está presente na sua atuação cotidiana”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia o membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Leonardo Cavalcanti Carvalho; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa; o secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, Walter Paulo Sabella; o secretário do Conselho Superior do MP, Thiago Cinta Zarif; o ouvidor do MP, Roberto Fleury de Souza Bertagni; o corregedor-geral da Administração, Ivan Pereira Agostinho; o decano do Órgão Especial, Fernando José Marques; o diretor da Escola Superior do MP, Antonio Carlos da Ponte; subprocuradores-gerais de Justiça,  promotores e procuradores de Justiça, além de outras autoridades.

Após a solenidade de posse, os colegas da classe e familiares dos empossados comemoraram a data em coquetel oferecido pela APMP, no restaurante da instituição, situado no Largo São Francisco.