icon clock Leitura 2 min

Darcy Paulillo dos Passos recebe Colar do Mérito Institucional do MPSP

Diretoria da APMP foi representada pelo 2º vice-presidente, Gabriel Bittencourt Perez

O procurador de Justiça aposentado Darcy Paulillo dos Passos recebeu, no sábado (4), o Colar do Mérito Institucional do Ministério Público de São Paulo (MPSP), em evento realizado na sua residência, na zona sul da capital. A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada no evento por seu 2º vice-presidente, Gabriel Bittencourt Perez. Compareceram ao evento mais de 80 pessoas.

Entre elas, um ex-governador do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho, e um ex-vice-governador Almino Afonso, que discursaram e saudaram o homenageado.

Darcy Paulillo dos Passos nasceu na cidade de São Paulo no dia 12 de novembro de 1929. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 1953. Tornou-se promotor de Justiça em 1957. Na década de 1960, foi um dos cinco membros do MPSP aposentados compulsoriamente pelo regime militar – os outros foram Antonio Pacheco Mercier, Chopin Tavares de Lima, Luiz Carlos Alves de Souza e Plínio de Arruda Sampaio.

Por duas legislaturas, entre 1981 e 1987, Darcy Paulillo dos Passos foi deputado federal. Depois, dedicou-se à advocacia. Na APMP, foi diretor de Vencimentos e Aposentados no biênio 2000-2002. Foi, também, o coordenador-geral dos Grupos de Estudos, em 2006. Darcy Paulillo dos Passos casou-se com Maria Silvia de Camargo Passos e teve cinco filhos.

Em entrevista publicada na revista APMP em Reflexão nº 1, em 2004, Darcy Paulillo dos Passos destacou: “A APMP prestou uma homenagem a todos os colegas cassados, como eu. A cerimônia se realizou em fevereiro de 1986, numa iniciativa do presidente da APMP [na época], Luiz Antônio Fleury Filho, e do procurador-geral Paulo Frontini. Foi um gesto de grande coragem destes dois líderes do Ministério Público”.