icon clock Leitura 2 min

ESMP e APMP realizam Seminário de Direito Processual em Madri

Vinte e cinco membros do Ministério Público participaram do evento

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) realizaram entre os dias 28/5 e 2/6, na Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madri, Espanha, o 1º Seminário Hispano-Brasileiro de Direito Processual Penal. Ao longo da semana, os participantes assistiram a diversas palestras sobre temas atuais do Direito Processual Penal, como garantismo processual, ativismo judicial, o papel da vítima, mediação no processo penal, neurociência, a renúncia ao processo penal e a justiça negociada.

Vinte e cinco promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público participaram do evento. Além de Antonio Carlos da Ponte, diretor da ESMP, representaram o MPSP no evento internacional: Annunziata Alves Iulianello, Antonio Lopes Monteiro, Arual Martins, Celeste Leite dos Santos, Clóvis de Castro Humes, Daniela Dermendjian Duprat Avellar, Fabíola Castilho Soffner, Felipe Duarte Paes Bertolli, Gregório Edoardo Raphael Selingardi Guardia, Letícia Lourenço Costa, Lister Caldas Braga Filho, Lúcia Nunes Bromerchenkel, Mário Antonio de Campos Tebet, Michelle Bregnoli de Salvo, Olavo Evangelista Pezzotti, Roberto Barbosa Alves, Sérgio Neves Coelho e Waléria Garcelan Loma Garcia.

Manuel Marchena Gómez, presidente da Seção Criminal do Tribunal Supremo, e Antonio Narváez Rodríguez, magistrado do Tribunal Constitucional, receberam certificados de agradecimento e insígnias do Ministério Público de São Paulo. Os professores María Luisa Villamarín López, titular de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madri, e Julio Banacloche Palao, diretor do Departamento de Direito Processual e Penal, organizadores locais do congresso, receberam placas alusivas ao evento.

(Com informações e fotos da ESMP)