icon clock Leitura 2 min

Fabiana Dal’Mas recebe medalha Theodosina Ribeiro, na Alesp

APMP foi representada por seu 2º vice-presidente, Gabriel Bittencourt

A promotora de Justiça Fabiana Dal’Mas Rocha Paes, uma das diretoras da APMP Mulher, foi agraciada com a Medalha Theodosina Ribeiro, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em 23 de março. A APMP foi representada por seu 2º vice-presidente, Gabriel Bittencourt Perez.

De acordo com a deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade. De iniciativa da deputada, a Medalha foi instituída em 2015 após aprovação de um Projeto de Resolução de sua autoria. Neste ano, dez mulheres foram homenageadas e duas tiveram menção honrosa.

A Medalha Theodosina Ribeiro conta com a parceria da ONG Elas por Elas – Vozes e ações das mulheres, Geledés – Instituto da Mulher Negra, Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama – e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.

 

Conheça Theodosina Rosário Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974, foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas.

Dra. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

 

Com informações da Alesp