icon clock Leitura 1 min

Gilberto Nonaka é eleito ouvidor do Ministério Público de São Paulo

A partir da próxima segunda-feira (15), ele substituirá Roberto Fleury de Souza Bertagni, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

Em pleito realizado de forma eletrônica na quarta-feira (10), o procurador de Justiça Gilberto Nonaka foi eleito ouvidor do Ministério Público de São Paulo (MPSP), para o biênio 2019-2020, com 175 votos – 85% dos votos válidos. A partir da próxima segunda-feira (15), ele sucederá o procurador de Justiça Roberto Fleury de Souza Bertagni, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

A Ouvidoria foi criada por Lei Complementar em 2010, principalmente para estreitar os laços do Ministério Público com a sociedade civil, visando a fortalecer a cidadania e elevar, continuamente, os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição.

“Quero dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo meu sucessor, Dr. Fleury, e intensificar ainda mais seu trabalho de aproximação do MPSP com a sociedade civil, notadamente com crianças e adolescentes, para que tomem conhecimento desde cedo do trabalho de nossa instituição”, afirmou Gilberto Nonaka.

O novo ouvidor ingressou no MPSP em 20 de dezembro de 1991 e atualmente integra a Procuradoria de Justiça Criminal.