icon clock Leitura 1 min

Gilberto Nonaka é reeleito Ouvidor do Ministério Público de São Paulo

O mandato na Ouvidoria vai até abril de 2023

O Procurador de Justiça Gilberto Nonaka foi  reeleito Ouvidor do Ministério Público de São Paulo em eleição  realizada nesta quarta-feira (31/3) e o resultado foi divulgado pouco depois das 15 horas pelo Procurador-Geral de Justiça, Mario Sarrubbo. 

Nonaka obteve 221 votos, o equivalente a 84,35% dos votos válidos.  Criada pela Lei Complementar nº 1.127/2010, a Ouvidoria tem como objetivo fortalecer a cidadania e elevar, continuamente, os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição. Para atingir esse objetivo, a Ouvidoria recebe comunicações da população por diversos canais e, ressalvadas as hipóteses de sigilo, informa ao interessado, no prazo máximo de trinta dias, as providências tomadas. A Ouvidoria recebe, examina e encaminha as manifestações, reclamações, críticas, comentários, elogios, pedidos de informação e sugestões sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos do Ministério Público.

Como no  pleito passado,   o voto para escolha do ouvidor  se deu à  distância, de forma remota e eletrônica, inclusive pelo celular, o que  representa menos gastos financeiros, de recursos humanos e de tempo por parte dos membros do MP.

Gilberto Nonaka ingressou no MPSP em dezembro de 1991,  seguiu  para a Segunda Instância em  maio de 2016 e deve  ficar  à frente da Ouvidoria até  abril de 2023.