icon clock Leitura 2 min

História e luta: entrevista com o procurador de Justiça Bandeira Lins

Em vídeo, associado fala sobre o papel da Associação

O procurador de Justiça aposentado Carlos Francisco Bandeira Lins gravou entrevista para a TV APMP, na qual contou histórias vividas durante a sua carreira no Ministério Público; também destacou a importância da Associação na vida institucional dos promotores e procuradores de Justiça. A conversa faz parte das comemorações que celebram os 80 anos da APMP.

Clique aqui para conhecer todos os projetos da agenda: http://80anos.apmp.com.br/

Após trinta anos de carreira, Bandeira conta que, quando entrou no Ministério Público, a sua luta principal devia ser o restabelecimento do Estado de Direito e do sistema democrático, tudo isso em uma época de recessão. Ele optou por ficar na Curadoria de Fundações: “Me agradava ficar na Curadoria de Fundações, onde eu sentia prestar um trabalho relevante para a sociedade em defesa da diminuição da disparidade de renda e em defesa da preservação de uma cultura autenticamente brasileira”.

Como associado, destaca a importância da APMP na vida profissional dos membros do Ministério Público: “Há reivindicações que não podem ser feitas pelo procurador-geral de Justiça. […] Eu acho que foi fundamental o papel que teve a Associação do Paulista Ministério Público quando se tentava mudar radicalmente o sistema de aposentadoria, e nenhum procurador-geral poderia fazer o que fez o Paulo Penteado aqui na instituição, perante o Congresso Nacional”.

Confira no vídeo abaixo a íntegra da entrevista.