icon clock Leitura 2 min

Mágino Alves se despede do Ministério Público após 35 anos de carreira

Em entrevista, o procurador de Justiça relembrou fatos históricos que marcaram sua trajetória no MPSP

O procurador de Justiça Mágino Alves Barbosa Filho, ex-secretário da Segurança Pública (2016-2018), concedeu entrevista para a Associação Paulista do Ministério Público (APMP), na qual falou sobre a carreira, ao longo dos 35 anos, na instituição e fora dela.

A entrevista foi gravada em 4 de abril, na sede executiva da APMP, dois dias antes da publicação de sua aposentadoria. “(…) Eu devo a instituição tudo, absolutamente, tudo o que eu consegui na minha vida eu consegui graças ao fato de ser membro do Ministério Público de São Paulo”, destacou em trecho da entrevista.

Mágino também ressaltou a importância da entidade de classe, que representa os promotores de Justiça do Estado. Também registrou a importância dos trabalhos que o presidente da APMP, Paulo Penteado, vem desenvolvendo frente à instituição: “(…) temos, liderando a diretoria da Associação o Paulo Penteado, que é um camarada, um colega de uma geração mais jovem, mas de uma competência extraordinária, um reconhecimento que já provoca um reconhecimento do Ministério Público do Brasil inteiro, a gente acompanha o trabalho que o Paulo tem desenvolvido, e ele virou uma referência para tratar de determinados temas, agora em especial o da Previdência”.

O procurador de Justiça ingressou no Ministério Público em 1984. Foi promotor em São Sebastião, Serra Negra, Mogi das Cruzes; na capital, integrou a equipe de delitos diversos. Ocupou as funções de subprocurador geral de Justiça por duas vezes, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral. Integrou uma vez o Conselho Superior e o Órgão Especial, por quatro vezes. Também por quatro vezes foi secretário-executivo da Procuradoria Criminal. Em janeiro de 2015, saiu da carreira para assumir o cargo de secretário-adjunto da Segurança Pública, assumindo a titularidade em 13/05/2016 até 31/12/2018.

 

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Veiculação dos vídeos – Os internautas podem acompanhar todos os vídeos da APMP por meio do canal do youtube e demais redes sociais:

Facebook: @apmpsp

Instagram: @apmp_spoficial

Twitter: @apmp_sp

LinkedIn: apmpsp

Youtube: apmpsp

#APMP

#APMPSP