icon clock Leitura 2 min

Movimento Nacional de Mulheres vota carta de princípios e objetivos

Gabriela Manssur foi eleita coordenadora-geral do Movimento

Nos dias 21 e 22 de setembro, realizou-se o II Encontro do Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, em Belo Horizonte – MG. Deliberou-se acerca da carta de princípios e dos objetivos do Movimento. Representando a Associação Paulista do Ministério Público (APMP), a promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, uma das diretoras da APMP Mulher, foi eleita coordenadora-geral do Movimento. Além da promotora de Justiça paulista, também compõem a chapa: Mariana Seifert Bazzo, promotora de Justiça do Paraná, vice-coordenadora nacional; Caroline Maciel da Costa Lima da Mata, procuradora de República no Rio Grande do Norte, coordenadora institucional; Francisca Suênia Fernandes de Sá, promotora de Justiça do Rio Grande do Norte, 1ª secretária; Solange Linhares, promotora de Justiça do Mato Grosso, 2ª secretária; Maria Clara Azevedo, promotora de Justiça de Minas Gerais, coordenadoria de Comunicação; Sueli Lima e Silva, promotora de Justiça do Espírito Santo, coordenadoria de Comunicação; Lutiana Nacur Lorentz, procuradora do Trabalho, coordenadora de Comunicação. Todos os nomes foram aprovados por unanimidade.

Durante a programação, os presentes participaram de diversas palestras e grupos de discussões com diversos temas: perspectivas acadêmicas, experiências institucionais, espaços políticos institucionais, assédio sexual e moral, entre outros.

Histórico

O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Publico, formado por aproximadamente 500 promotoras e procuradoras de todos os ramos do Ministério Publico brasileiro, encaminhou, em 12 de agosto de 2018, às chefias das Procuradorias-Gerais, Associações e Escolas Superiores, ofício assinado por centenas de integrantes, solicitando participação proporcional de mulheres em bancas de concurso, eventos institucionais, cursos, palestras, encontros, congressos e seminários.

Sobre o Movimento

O objetivo do Movimento é unir esforços para formular e executar ações voltadas à valorização da mulher membro do Ministério Público e à sua representatividade. O Movimento visa à construção de uma política efetiva com mecanismos e estratégias que assegurem a igualdade de gênero institucional com a total participação das mulheres do Ministério Público durante a carreira, desde o seu ingresso na instituição até o período de aposentadoria.

CLIQUE AQUI E LEIA A CARTA DE BELO HORIZONTE