icon clock Leitura 1 min

MPSP elege seis novos integrantes para o Conselho Superior

Pedro Juliotti foi o mais votado, com 1.002 votos; eleição foi realizada presencial e remotamente; a escolha dos demais conselheiros será realizada na próxima segunda-feira (4/12), pelo Órgão Especial

Neste sábado (2/12), promotores e procuradores de Justiça escolheram seis novos integrantes que comporão o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) no biênio 2018-2019. O pleito iniciou-se às 9h e encerrou-se às 17h.  Ao todo, 1.826 eleitores votaram, dentre os 1.942 possíveis. Os candidatos foram escolhidos no pleito por meio de voto eletrônico (presencial ou remoto).

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) ofereceu total apoio ao pleito, ficando aberta para seus associados, oferecendo serviços de informática e atendendo às demandas tanto presenciais quanto por telefone.

Integram o Conselho Superior: o procurador-geral de Justiça, o corregedor-geral, seis procuradores de Justiça eleitos pela classe e três procuradores de Justiça eleitos pelo Órgão Especial.

O Conselho é um dos principais órgãos da Administração Superior e tem entre suas atribuições decidir sobre a movimentação na carreira de seus membros, a elaboração da lista sêxtupla que assegura a participação do órgão nos tribunais, decidir sobre o vitaliciamento de promotores de Justiça e determinar a disponibilidade ou remoção compulsória de integrantes da Instituição.

 

Confira a votação: