icon clock Leitura 2 min

Nota de pesar da APMP

Homenagem ao colega Francisco Mario Viotti Bernardes

É com imenso pesar que a Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) comunica o falecimento do Promotor de Justiça aposentado Francisco Mario Viotti Bernardes. Conhecido como Dr. Viotti, o Promotor atuou nos últimos anos na Diretoria de Aposentados da APMP, onde era muito querido por todos. Ele faleceu em 25 de julho de 2021, deixando esposa, três filhos e quatro netos.

Francisco Mario Viotti Bernardes nasceu na cidade de Baependi (MG), em 11 de janeiro de 1942. Passou a infância e a adolescência em Minas Gerais, e estudou direito na Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG).

Ele ingressou no Ministério Público de São Paulo no dia 20 de setembro de 1972, trabalhou no Vale do Paraíba, mas, poucos anos após o seu ingresso, tornou-se Promotor em Santa Rita do Passa Quatro, onde ele morou por 44 anos. O Promotor era tão querido na cidade, que recebeu o título de Cidadão Santa-Ritense e de Promotor Emérito da cidade, ambos entregues pela Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro.

De sorriso fácil, Francisco Viotti era conhecido por sua humildade, gentileza, companheirismo e por seu senso de justiça. O Promotor exerceu de forma honrosa a sua função no Ministério Público de São Paulo por mais de 20 anos, se aposentando em 1996.

Francisco Viotti deixa a esposa, Maria Cristina Lemos Bernardes, com quem foi casado por 48 anos, os três filhos, Fernanda, Rafael e Flávia, e quatro netos.

A APMP, no conjunto de seus Diretores, Associados e Colaboradores, solidariza-se com a família de Francisco Viotti, a quem consigna votos de mais sinceras condolências.

 

São Paulo, 30 de julho de 2021.

Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público