icon clock Leitura 3 min

Nota de Repúdio

A APMP vem a público REPUDIAR, de forma veemente, a fala do deputado Arthur do Val, de nome regimental “Mamãe Falei”, que, na noite de ontem (4/12/2019), na tribuna da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), chamou por diversas vezes os servidores públicos de “vagabundos”.

A APMP (Associação Paulista do Ministério Público), entidade que representa mais de 3 mil Promotores e Procuradores de Justiça, da ativa e aposentados, do Estado de São Paulo, vem a público REPUDIAR, de forma veemente, a fala do deputado Arthur do Val, de nome regimental “Mamãe Falei”, que, na noite de ontem (4/12/2019), na tribuna da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), chamou por diversas vezes os servidores públicos de “vagabundos”.

As carreiras de policiais civis e militares, professores, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, promotores e procuradores de Justiça, juízes, defensores públicos, procuradores do Estado, agentes fiscais, militares, socorristas, bombeiros, entre muitas outras categorias públicas, foram e são edificadas por pessoas probas, corretas, honestas e que prestam inestimável serviço em defesa da sociedade e do interesse público.

As últimas fronteiras que nos separam do caos total e da barbárie são asseguradas por essas pessoas, que se dedicam diuturnamente à coisa pública e fornecem educação aos hipossuficientes, que estão nas ruas combatendo o crime, que apuram, processam e condenam criminosos e corruptos colocando-os atrás das grades e recuperando dinheiro público, que mantêm a limpeza das ruas, que apagam e debelam incêndios, entre incontáveis outras funções de inestimável relevância pública.

Talvez o deputado em questão não saiba e, por consequência, não dê a devida importância ao serviço público, mas são os servidores públicos que socorrem as vítimas de crimes e acidentes durante a madrugada, são os servidores públicos que investigam e prendem membros de facções criminosas, são os servidores públicos que salvam vidas em hospitais públicos – vide o recente caso do atual Presidente da República -, são os servidores públicos que educam as crianças, jovens e adultos nas escolas e universidades públicas, enfim, mantêm a existência da democracia e da vida em sociedade.

A sociedade não aguenta mais o falso discurso de que servidores públicos não servem para nada. Quem diz isso propaga discurso fratricida em inegável prejuízo aos interesses da nação. Estudar, prestar concurso público e ser aprovado em todas as difíceis etapas para, ao final, poder seguir a vocação de servir ao povo não é demérito a ninguém – muito pelo contrário, precisamos desmistificar a falsa imagem criada e valorizar o que é de todos.

Só em São Paulo somos hoje mais de um milhão e duzentos mil servidores ativos, inativos e pensionistas. São incontáveis histórias de vida formando seres humanos, educando, salvando vidas, combatendo o crime e a corrupção, protegendo as crianças, os idosos, o meio ambiente, as relações de consumo, entre o exercício de tantas outras funções, sem ideologias ou qualquer tipo de partidarismo.

Dessa forma, a APMP repudia de forma veemente a fala do deputado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, para prestar solidariedade e irrestrito apoio a todo servidor público paulista e brasileiro.

São Paulo, 05 de dezembro de 2019.
Diretoria da Associação Paulista do Ministério Publico