icon clock Leitura 2 min

Paulo Penteado participa de videoconferência com promotores e juízes de toda a Europa para discutir pandemia

Representantes do sistema judiciário e do MP de Portugal, Polônia, Espanha, Turquia, Lituânia, Itália, França, Alemanha, Croácia, Sérvia, Holanda, Paquistão, Ucrânia, Hungria, Canadá, Cabo Verde, Moldova e Romênia apresentaram a realidade encontrada em seus países

O presidente da (APMP) Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado Teixeira Junior, a convite do promotor de Justiça de Lisboa, Portugal Antônio Ventinhas, participou, na tarde desta quarta-feira (6), de um encontro virtual com Juízes, Promotores e Procuradores de Justiça de diversos países europeus e outros convidados a fim de discutir os desafios da Justiça na Europa em tempos de pandemia causada pelo COVID-19. O evento foi organizado pelo  SMMP (Sindicato dos Magistrados e Ministério Público de Portugal) e pela Medel (Magistrados Europeus pela Democracia e as Liberdades).

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) foram confirmados no mundo, até 5 de maio, 3.517.345 casos de COVID-19 (81.454 novos em relação ao dia anterior) e 243.401 mortes (3.797 novas em relação ao dia anterior). O Brasil é um dos países com transmissão comunitária da COVID-19 e confirmou 114.715 casos e 7.921 mortes pela doença até a tarde da mesma data.

Durante sua apresentação, o presidente da APMP apresentou aos representantes dos países a realidade do país frente à pandemia e deu um panorama de como o Ministério Público brasileiro está lidando com a crise causada pelo grande número de casos e mortes pelo vírus. Ele agradeceu o convite e elogiou a iniciativa. “É importante que troquemos experiências. Um problema global exige medidas globais”, disse.

Representantes do sistema judiciário e do MP de Portugal, Polônia, Espanha, Turquia. Lituânia, Itália, França, Alemanha, Croácia, Sérvia, Holanda, Paquistão, Ucrânia, Hungria, Canadá, Cabo Verde, Moldova e Romênia apresentaram a realidade encontrada em seus países e explanaram sobre as ações e dificuldades que a Justiça encontra nestes últimos meses. Paulo Penteado foi o único representante da América do Sul presente ao evento.

Confira a participação do presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior.