icon clock Leitura 2 min

‘Políticas públicas para mulheres precisa de avanço em Lei’, frisou Fabiana Dal’Mas

Encontro realizado em Portugal tratou do tema ‘Direitos das Mulheres’

Em 29 de novembro, a promotora de Justiça Fabiana Dal’Mas Rocha Paes, uma das diretoras da APMP Mulher e integrante do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid), gravou entrevista na qual relatou sua experiência durante o encontro “Cimeira dos Direitos Humanos”, realizado em 22 de novembro na cidade de Lisboa (Portugal).

O encontro reuniu juristas de todas as carreiras jurídicas de mais de 30 países – a delegação brasileira levou 43 profissionais do Ministério Público, do Poder Judiciário e da advocacia. Entre as integrantes do Ministério Público de São Paulo estavam as procuradoras de Justiça Sandra Jardim, Valderez Deusdedit Abbud e Beatriz Helena Ramos Amaral.

Durante a entrevista, Fabiana Dal’Mas destacou: “Nós temos todo o arcabouço jurídico nacional e internacional que nos protege e nós queremos realmente marcar presença e dizer que é necessário avançarmos e não vamos trabalhar com retrocessos”. Entre as demandas do encontro, a liberdade de expressão e os direitos sexuais reprodutivos dentro do ensino jurídico chamaram a atenção da promotora de Justiça.

A importância da participação política das mulheres também foi muito ressaltada no encontro: “Note-se que o Brasil já caiu 11 posições no ranking do índice de desenvolvimento de gênero, sendo que antes ocupávamos a posição 79 e atualmente está na posição 90, num total de 144 países. Portugal está na posição 33”, salientou a diretora da APMP.

ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA