icon clock Leitura 4 min

Revista dos EUA escolhe Marrey como um dos principais líderes anticorrupção

A Americas Quarterly é considerada uma das principais publicações sobre política, negócios e cultura nas Américas do Norte, do Sul e Central

A revista Americas Quarterly, dos Estados Unidos, escolheu o procurador de Justiça e ex-procurador-geral Luiz Antônio Guimarães Marrey, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), como um dos cinco principais líderes anticorrupção da América Latina. A publicação destacou que, como “ex-chefe do órgão antidrogas apoiado pela OEA [Organização dos Estados Americanos] de Honduras, [Marrey] trabalhou para construir um judiciário eficaz em uma região onde o Estado de Direito há muito é frágil”. A Americas Quarterly é considerada uma das principais revistas sobre política, negócios e cultura nas Américas do Norte, do Sul e Central.

Cecilia Tornaghi, editora, destaca em seu texto na publicação: “A América Central tornou-se um lugar traiçoeiro para profissionais de combate à corrupção, como Luiz Antônio Marrey. A reação do governo a um movimento anticorrupção em toda a região custou mais do que os empregos de alguns proeminentes promotores e juízes, ou pior. Mas, enquanto o brasileiro de 64 anos se preparava para deixar o cargo de chefe da Missão Anticorrupção da OEA em Honduras, estava claro que ele estava partindo em seus próprios termos. ‘Meu mandato terminou e ele nunca é da pessoa. É da instituição’, disse Marrey à [revista] Americas Quarterly (clique em link abaixo para acessar a página original em inglês).

Segundo a revista norte-americana, “inspirada pela Comissão da CICIG [Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala] da ONU [Organizações das Nações Unidas], a Missão da OEA de Apoio à Luta contra a Corrupção e a Impunidade em Honduras (MACCIH) ajudou as autoridades hondurenhas a processar 12 casos de corrupção contra empresas e funcionários públicos, incluindo uma ex-primeira-dama e membros do Congresso. Além do apoio às investigações, a Missão também está ajudando a elaborar reformas estruturais para fortalecer as instituições judiciais e promotoras em Honduras”.

O texto da Americas Quarterly complementa: “Marrey acredita que um Judiciário eficaz deve ser construído tijolo a tijolo e que o fortalecimento do Estado de Direito em Honduras, onde as instituições não têm independência e os promotores têm pouca segurança no emprego, exigirá paciência. ‘Levamos 30 anos no Brasil, desde que a Constituição de 1988 fortaleceu o Ministério Público, para chegar onde estamos agora’, disse ele”. Além de Marrey, estão no Top 5 dos Líderes Anticorrupção da América Latina escolhido pela revista Americas Quarterly a equatoriana Diana Salazar, o peruano José Domingo Pérez, a mexicana Nayeli Roldán e a venezuelana Mercedes de Freitas (clique em link abaixo para acessar notícia em inglês).

MISSÃO – Em 18 de junho de 2018, Luiz Antônio Marrey foi nomeado chefe da Missão de Apoio contra a Corrupção e a Impunidade em Honduras. O anúncio foi feito em Washington, capital dos Estados Unidos da América, pelo presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, e pelo secretário-geral da OEA, Luis Almagro (clique em link abaixo para acessar notícia). Ao apresentar o relatório da Missão em Honduras, em 15 de maio de 2019, foi elogiado pelos embaixadores do Brasil, Canadá e Estados Unidos e pelo secretário-geral da OEA (clique em link abaixo para acessar notícia). A presença do procurador paulista na Missão terminou no dia 30 de junho de 2019. Dois dias depois, o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou congratulações pelo trabalho realizado. Já no dia 3 de julho, quando Marrey retornou ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSP, do qual é membro, foi aprovado pelo colegiado, por unanimidade, voto de louvor pela sua atuação junto à OEA.

PERFIL – Luiz Antônio Guimarães Marrey foi o PGJ de São Paulo por três mandatos (1996/1998, 1998/2000 e 2002/2004). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ingressou no MPSP em 1980. Integrou o Conselho Superior do Ministério Público no biênio 1994/1995 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça (CNPG) em 1997. Foi chefe de gabinete e diretor-geral do Departamento de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (1986/1988) e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (1989). Ocupou o cargo de Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo (2005/2006) e foi secretário de Justiça e da Casa Civil do Estado de São Paulo.

 (Foto: Reprodução/ Revista Americas Quarterly)

 

CLIQUE NOS LINKS PARA LER TAMBÉM:

Americas Quarterly Top 5 Líderes Anticorrupção: Luiz Antônio Marrey

Top 5 da América Latina em Anti-Corrupção: Marrey, Mercedes, Diana, Naieyli e Peréz

Procurador Marrey apresenta relatório ao Conselho Permanente da OEA em Honduras

Luiz Antônio Marrey apresenta relatório ao Conselho Permanente da OEA em Washington

Luiz Antônio Marrey fala sobre o apoio do Ministério Público em Honduras

APMP recebe visita do procurador de Justiça Luiz Antônio Marrey

Marrey é nomeado chefe da Missão contra Corrupção de Honduras