icon clock Leitura 1 min

Roberto Livianu assina artigo sobre a desativação da força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato

Texto foi originalmente publicado site do jornal Estadão

A desativação da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) na Operação Lava Jato, em Curitiba, é tema de artigo assinado pelo Procurador de Justiça e Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac), Roberto Livianu. O texto intitulado “Momento crítico no combate à corrupção” foi publicado ontem, 09/02, no site do jornal Estadão. Ele questiona veementemente a decisão, que foi motivo de celebração para “suspeitos, investigados e processados por corrupção e outros crimes de colarinho-branco”, como aponta o autor.

Roberto Livianu indaga em seu artigo a ausência de uma “ampla e democrática discussão no seio do MPF, envolvendo amplamente seu Conselho Superior, a Associação Nacional dos Procuradores da República e outras instâncias”, antes da desativação da estrutura que, segundo ele, foi “responsável por trabalho histórico”.

O artigo também cita a grandiosidade do esforço realizado: Desde 2014, na Lava Jato foram 79 fases, R$ 4,3 bilhões recuperados e 278 sentenças, escrevendo uma nova página da História brasileira no enfrentamento da corrupção de grosso calibre, com procuradores da República designados com exclusividade para cuidar de casos extremamente complexos.

Leia a íntegra do texto clicando aqui