icon clock Leitura 2 min

Sabella e Mazzilli recebem Medalha de Ordem do Mérito da Conamp pelos 30 anos da ‘Carta Cidadã’

Solenidade aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília

Na quarta-feira (12), o procurador de Justiça Walter Paulo Sabella, membro do Órgão Especial e do Conselho Superior do Ministério Público, e o procurador de Justiça aposentado Hugo Nigro Mazzilli foram homenageados com a Medalha de Ordem do Mérito da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), em razão dos 30 anos da “Carta Cidadã”. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada na ocasião por seu presidente, José Oswaldo Molineiro, e por seu 1º secretário, Paulo Penteado Teixeira Junior, recentemente eleito para assumir a Presidência da APMP no biênio 2019-2020.

A comenda, instituída em 2001, por meio da Resolução 01, destina-se a homenagear pessoas e entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Ministério Público. Nesta edição, a partir da perspectiva dos 30 anos da Constituição Federal de 1988, foram também agraciadas personalidades que tiveram atuação destacada durante a Assembleia Constituinte de 1987.

Foram agraciados com a medalha: Agassiz Amorim Almeida, promotor de Justiça aposentado do Ministério Público da Paraíba; Benedito Torres Neto, procurador de Justiça do Ministério Público de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG); Elza Rodrigues Lugon, procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Gilvan Correia de Queiroz (in memoriam), procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Hugo Nigro Mazzilli, procurador de Justiça aposentado do Ministério Público de São Paulo; Jorge Luiz Dodaro, subprocurador-geral de Justiça Militar; e Walter Paulo Sabella, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

A solenidade, prestigiada por dirigentes da classe, procuradores-gerais, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília.

CONAMP – Durante a estada em Brasília, os diretores da APMP também participaram da última reunião do conselho deliberativo da Conamp do ano de 2018, realizada na quarta-feira (12). Na pauta, foram debatidos assuntos de interesse das instituições. Também obtiveram destaque a necessidade imediata de regulamentação do embarque armado e o posicionamento da Conamp, favorável à candidatura de promotores de Justiça aos cargos de PGJ, subprocurador-geral, procurador-geral adjunto (ou equivalente) e ouvidor.