icon clock Leitura 3 min

Título de Cidadão Paulistano é entregue ao desembargador Thompson Flores

APMP foi representada pelos promotores de Justiça Renato Kim Barbosa (1º tesoureiro), José Carlos Guillem Blat (Departamento de Relações Públicas) e Valter Foleto Santin (CEAL)

O desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi homenageado na noite da segunda-feira (6) com o Título de Cidadão Paulistano, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo. A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada na ocasião por seu 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa, e pelos promotores de Justiça José Carlos Guillem Blat, um dos diretores do Departamento de Relações Públicas, e Valter Foleto Santin, um dos diretores do Centro de Estudos Institucionais e Acompanhamento Legislativo (CEAL).

O Título de Cidadão Paulistano, uma das honrarias oferecidas pela Câmara Municipal, visa a reconhecer a contribuição de pessoas nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem trabalhos e ações significativas para a capital paulista. Em seu pronunciamento, o desembargador Thompson Flores dedicou a homenagem aos demais profissionais do TRF-4. “Essa homenagem é muito significante. São Paulo é a cidade mais importante do Brasil e isso me deixa ainda mais orgulhoso. Mas compreendo que essa homenagem não é só à minha pessoa, mas sim a todo o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o qual eu tenho a honra de presidir”, declarou.

A Sessão Solene para a entrega do título foi uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Eduardo Tuma (PSDB). O promotor de Justiça José Carlos Guillem Blat, por sua vez, também foi homenageado durante o discurso do professor Ricardo Hasson Sayeg, em razão dos serviços prestados à sociedade: “A cidade também tem seus heróis natos como é o doutor José Carlos Blat, promotor do Patrimônio Público e Social de São Paulo, pois dele em equipe, foi a investigação do caso do Triplex, que marcou a história do país”.

Além dos já citados, também prestigiaram a solenidade: a presidente Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Therezinha Cazerta; o secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti; o ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros Nelson Calandra; o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, general do Exército Maynard Marques de Santa Rosa; o professor titular de direito civil da PUC-SP José Manoel de Arruda Alvim Netto, o ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho; e o professor de história e comentarista político Marco Antonio Villa.

Currículo

Thompson Flores, 56 anos, nasceu em Porto Alegre. Membro de uma família de longa tradição no mundo jurídico, o desembargador se formou na Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1985, com ênfase em direito processual civil. Autor de diversos trabalhos jurídicos publicados em revistas especializadas, Thompson Flores foi nomeado, em maio de 2001, desembargador federal do TRF-4 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Eleito presidente do TRF-4 pelo plenário do Tribunal para o biênio 2017-2019, sua gestão tem sido reconhecida por profissionais da área.

(Com informações da agência Câmara Municipal de notícias)