icon clock Leitura 2 min

Diretoria da APMP acompanha lançamento da biografia de Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo

Evento aconteceu na Biblioteca do Ministério Público de São Paulo e contou com a presença de membros do MP

 

Nome importante na consolidação do Ministério Público como instituição essencial à justiça na Constituição de 1988, Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo teve biografia lançada nesta quinta-feira (27/11), na Biblioteca Cesar Salgado, localizada no edifício-sede do Ministério Público de São Paulo. A obra “Arquiteto da Cidadania” é de autoria de Maurício Oliveira e foi publicado pela Citadel Grupo Editorial.

A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) acompanhou o evento, representada pelo 2º Vice-Presidente, Gabriel Bittencourt Perez, e por Fernando Pereira da Silva (1º Secretário), Fausto Junqueira de Paula (Relações Públicas), Alexandre Mourão Tieri (Segurança) e Dalva Teresa da Silva (Conselheira Fiscal). Membros do MP, amigos e familiares do biografado também estiveram presentes.

Dal Pozzo foi Procurador-Geral de Justiça do MPSP (1990-1993), Presidente da CONAMP (1987-1990) e Presidente da APMP (1986-1990). Participou ativamente na Assembleia Nacional Constituinte, na década de 80, sendo protagonista da inserção do Ministério Público como instituição essencial à justiça na Constituição de 1988. Ajudou a redesenhar o papel do MP, garantindo-lhe autonomia e atribuições fundamentais na sua atuação em defesa da sociedade.

O Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, foi quem iniciou os discursos de homenagem, falando sobre a influência de Dal Pozzo em sua trajetória e que ele conhecia cada centímetro da instituição. “Inspirou as pessoas para fazer aquilo que a sociedade espera de todos nós “, disse.

Em seguida, Dal Pozzo agradeceu aos presentes e disse que a obra é um testemunho de uma carreira institucional que ele teve a honra de trilhar ao lado de centenas de colegas, lembrando que “ninguém faz isso sozinho”. Segundo ele, o “importante é que as novas gerações do MP conheçam essa história”.

O 2º Vice-Presidente da APMP prosseguiu dizendo que participou e acompanhou o trabalho de Dal Pozzo de perto no processo constituinte. “Ele foi a peça fundamental do perfil atual do Ministério Público”. Gabriel Bittencourt lembrou ainda que o atual perfil do MP brasileiro é respeitado no mundo todo.

Após às homenagens e à sessão de autógrafos, os presentes foram recebidos em coquetel organizado pela APMP em sua Sede Executiva.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui