icon clock Leitura 1 min
Tags: #acessibilidade #APMP

“Acessibilidade como estratégia legal e ética” foi tema de palestra de Deborah Kelly em festival de acessibilidade digital

Maior evento do gênero, traz público engajado com a causa da acessibilidade e que busca soluções inovadoras de inclusão

 

A 3ª Vice-Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Deborah Kelly Affonso, falou sobre “Compliance inclusivo: acessibilidade como estratégia legal e ética”, em palestra realizada no 8º Link Festival, maior evento de acessibilidade digital da América Latina, que aconteceu na Tokio Marine Hall em São Paulo, na manhã de hoje (08/08).

Atuando na Promotoria de Direitos Humanos – Pessoa com Deficiência, Deborah Kelly esclareceu que o “Ministério Público tem a obrigação de defender as pessoas com deficiência e o faz de forma coletiva ou difusa para atender os interesses de todos, como manda a Constituição”.

Deborah Kelly lembrou ainda que, no começo, a briga com os shoppings era arquitetônica – vaga demarcada, praça de alimentação e sanitários, e que tempos depois a associação do setor e empresários reconheceram a abertura de um novo nicho de mercado.

Hoje são os aplicativos de e-commerce que precisam se adequar à NBR 17.225 (norma técnica brasileira que estabelece requisitos e recomendações para a criação de sites e aplicações web acessíveis). “A norma da ABNT é obrigatória e não importa que tipo de acessibilidade”, frisou.