icon clock Leitura 2 min
Tags: #APMP

APMP presente em ato de apoio ao Promotor Amauri Silveira Filho

Em Campinas, quatro diretores participam de evento de solidariedade a integrante do Gaeco ameaçado de morte

 

Em auditório lotado por membros do Ministério Público de São Paulo (MPSP), magistrados, oficiais da Polícia Militar, delegados de Polícia e advogados, quatro diretores da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) participaram de emocionante ato de apoio e solidariedade ao Promotor de Justiça Amauri Silveira Filho e às autoridades do sistema de Justiça e segurança pública de Campinas, nesta segunda (22/09), na sede da Promotoria de Justiça do município.

Os diretores Arthur Pinto de Lemos Junior (Assuntos Legislativos), Alexandre Mourão Tieri (Segurança), Leonardo Liberatti (Regional Campinas) e o 1º Secretário da APMP, Fernando Pereira da Silva, participaram do evento. “Amauri não está sozinho; estamos todos ao seu lado”, destacou o diretor da APMP e Secretário do Conselho Superior do Ministério Público, Lemos Junior.

“Não iremos retroceder um milímetro em nosso trabalho”, disse Silveira Filho em seu discurso, lembrando que já foi ameaçado outras vezes. Com mais de 20 anos de carreira, Silveira Filho coordenou núcleos e foi Secretário-Executivo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por oito anos.

Durante o evento, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, reiterou apoio a Silveira Filho e relembrou atuação da Procuradoria Geral em conjunto com a APMP pela derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 4015/23, que reconhece carreiras do sistema de Justiça como atividade de risco.

“Foi um momento importante para mostrar a união e mobilização de todos em apoio ao trabalho do Amauri e de todo Gaeco”, destacou Fernando Pereira.

A Associação está acompanhando de perto as ameaças ao promotor e a outros agentes públicos. No final de agosto, quando as informações vieram a público, a APMP publicou nota de apoio ao associado.

Além de Arthur Lemos, Fernando Pereira e Oliveira e Costa, também compuseram a mesa o Comandante do Policiamento na Região de Campinas, Coronel Leonardo Akira Takahashi, o Delegado Divisionário Luis Henrique Joia, a Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Campinas, Luciana Gonçalves de Freitas; o Ouvidor do MPSP, Tiago Zarif, e a juíza Patrícia Suárez Pae Kim.