icon clock Leitura 1 min

Mobilização social é diferencial no combate à corrupção, diz Roberto Livianu

Encaminhado a pedido do Dr. Roberto Livianu

Mobilização social é diferencial no combate à corrupção, diz Roberto Livianu

Neste momento em que os poderosos são pioneiramente alcançados pela lei e propõem o enfraquecimento do sistema jurídico anticorrupção, por projetos de lei como o da proibição de delações de presos ou a nova lei de abuso de autoridade direcionada a se vingar da justiça, entre tantos outros, a mobilização da sociedade fará a diferença no desfecho do nosso processo de enfrentamento da corrupção.

Foi assim em novembro de 2016, quando quiseram aprovar anistia aos ilícitos referentes ao caixa 2 eleitoral em votação secreta na Câmara. Foi assim, quando se pretendeu aprovar doações anônimas de campanha, que poderia assim legitimar ali recebimento de dinheiro do Comando Vermelho ou da Máfia Russa. Foi assim com o indulto “Black Friday” de Natal, eliminando 80% das penas dos corruptos e até multas. Em todos estes casos, a sociedade, mobilizada, reagiu e isto mudou o curso dos acontecimentos.

Leia a íntegra da minha coluna, que a partir de hoje é semanal no portal Poder360:
https://www.poder360.com.br/opiniao/lava-jato/mobilizacao-social-e-diferencial-no-combate-a-corrupcao-diz-roberto-livianu/

Outros Artigos

O autismo e as leis

Dimas Ramalho, Karina Maia e Mariana Mársico

O juiz de fora

Antonio Carlos Augusto Gama

Canção do desalento (poesia)

José Benjamim de Lima

Os dias perfeitos de Wim Wenders

José Benjamim de Lima