icon clock Leitura 2 min

Campanha A Fome Tem Urgência inicia nova arrecadação de fundos até setembro

Faça uma doação e ajude a combater a fome

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) adere à nova fase da campanha A Fome Tem Urgência e convida seus associados a participarem da iniciativa. Os números mais recentes sobre a fome no país estão no relatório SOFI (O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo), que revela que 21,1 milhões de pessoas – o equivalente a 9,9% da população brasileira – estão em situação de insegurança alimentar severa, ou seja, ficam sem comida por um ou mais dias. No levantamento anterior (2019 a 2021), esse número era de 15,4 milhões — um salto de 37%.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), lançado no mês de julho, o número de brasileiros com algum tipo de insegurança alimentar aumentou 14,6%. Isso significa que a quantidade de pessoas com dificuldade para se alimentar atingiu o número de 70,3 milhões, entre 2020 e 2022, período que engloba a pandemia de covid-19. Fica demonstrado que a covid-19 impactou significativamente o país, que chegou a sair do Mapa da Fome em 2014/2015.

Foi no período da pandemia que a APMP, convidada pela APAMAGIS, que tem parceria com o Instituto Capim Santo, criou a campanha a Fome Tem Urgência. E juntas, a APMP e a Apamagis já chegaram a contribuir com mais de R$ 50 mil na luta pela garantia de segurança alimentar para a população de São Paulo.

Braço social do renomado restaurante que leva o mesmo nome, comandado pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é responsável pela produção de marmitas distribuídas por ONGs que atuam em diferentes localidades da cidade de São Paulo. As quentinhas são produzidas por outra frente de trabalho do Instituto, que oferece aulas de gastronomia para populações vulneráveis, formando pessoas e promovendo mobilidade social. De acordo com o Instituto, na fase mais severa da pandemia foram doadas mais de 100 mil quentinhas.

Diante da grande mobilização, a iniciativa se tornou permanente no quadro de ações sociais das entidades de classe, que a partir de julho de 2023 iniciam atividades para captação de recursos. O repasse deve acontecer em setembro, mas a conta bancária destinada à campanha está sempre disponível para receber doações de quaisquer valores.

Veja como ajudar a combater a fome:

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA 5905-6

CONTA CORRENTE 938-5

CNPJ: 62636444/0001-75

PIX DOACOES@APAMAGIS.ORG.BR