Cine Debate abre XLIV Seminário Jurídico dos Grupos de Estudos
Sob mediação de Celeste Leite dos Santos, uma das diretoras da APMP Mulher, a psicóloga Maria Lygia Alli Molineiro e a procuradora de Justiça aposentada Luiza Nagib Eluf comentaram o filme ‘O segredo dos seus olhos’; evento da APMP prossegue até domingo, 11/12, no Guarujá
O XLIV Seminário Jurídico dos Grupos de Estudos, realizado pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no Casa Grande Hotel, no Guarujá (SP), foi aberto oficialmente na noite de quarta-feira, 07/12, com um Cine Debate. Sob mediação da promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, uma das diretoras do Departamento APMP Mulher, a psicóloga Maria Lygia Alli Molineiro e a procuradora de Justiça aposentada Luiza Nagib Eluf comentaram o filme argentino “O segredo dos seus olhos”, ficção sobre um caso de estupro e assassinato, sua investigação e desdobramentos por 25 anos, tendo como pano de fundo a atração entre um oficial de Justiça e uma juíza (que mais tarde torna-se promotora).
“Devido ao sucesso no Seminário Jurídico de 2015 e atendendo a pedidos, retomamos o Cine Debate neste ano”, comentou Celeste Leite dos Santos, que representou a diretoria da APMP, na ocasião, junto com um dos assessores especiais da Presidência e recém-eleito presidente da entidade de classe para o biênio 2017-2018, José Oswaldo Molineiro, uma das diretoras do Departamento Cultural, Beatriz Helena Ramos Amaral, um dos diretores do Departamento de Apoio aos Substitutos, Renato Kim Barbosa, e um dos conselheiros fiscais, Pedro Eduardo de Camargo Elias. A sala de projeção teve todos os seus 30 lugares ocupados. Ao final do filme, as debatedoras fizeram seus comentários e responderam perguntas dos espectadores.
“Esse filme é extraordinário. Do ponto de vista psicológico, um dos pilares para entender as personagens é um conceito que já aparece em [Sigmund] Freud mas desenvolve-se mais em [Carl Gustav] Jung, que é a Teoria dos Complexos. Tudo se desenvolve em torno de afetos”, observou a psicóloga Maria Lygia Alli Molineiro. “É impressionante como os argentinos investiram em educação e sabem tudo de cultura e de psicanálise, e como engendram tudo isso num filme. Em ‘O segredo dos seus olhos’ a sutileza das personagens tem uma construção belíssima, a partir de seus complexos e suas tipologias psicológicas”, acrescentou.
Luiza Nagib Eluf, por sua vez, comentou a parte jurídica do filme. “Existe uma crítica violentíssima ao sistema de Justiça. A narração expõe a questão da impunidade, a violência extrema, a tortura de suspeitos, a desistência das investigações”, resume a procuradora de Justiça aposentada. “Mostra como o marido viúvo tinha a expectativa de que o criminoso, ao ser preso, cumpriria prisão perpétua, mas depois ele é solto. E o oficial de Justiça luta contra as falhas e injustiças do sistema. Fica para nós, do Ministério Público, reflexões sobre o descompromisso com os processos, que muitas vezes, infelizmente, ocorre”.
PROGRAMAÇÃO – Após o Cine Debate e ainda como parte da programação de abertura do XLIV Seminário Jurídico dos Grupos de Estudos, foi realizado na noite de 07/12 o Leilão de Obras de Artes “Altit Gallery”, com o leiloeiro oficial Sergio Altit. O evento da APMP prossegue até domingo, 11/12, com 11 painéis com palestrantes de renome, premiações do Melhor Arrazoado Forense – Versão 2016, VIII Concurso Literário e VIII Concurso Fotográfico, Torneio de Tênis de Quadra, apresentações musicais e sorteio de prêmios.