icon clock Leitura 2 min

CNMP lança a revista “Ministério Público e o Sistema de Segurança Pública Brasileiro”

A publicação reúne 23 artigos de membros e servidores do Ministério Público, bem como de integrantes de outras carreiras jurídicas e de especialistas na área de segurança pública

Editada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), foi lançada a Revista “Ministério Público e o Sistema de Segurança Pública Brasileiro – 2022”, durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, no dia 1º de dezembro em Brasília.

A publicação tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e a proposição de ações e práticas dirigidas ao aprimoramento do sistema de segurança pública brasileiro, bem como evidenciar ocorrências e novas perspectivas que podem refletir no funcionamento desse sistema. Além disso, a revista debate dados relativos ao sistema carcerário, ao controle externo da atividade policial e à letalidade policial.

Na introdução da revista, o presidente da CSP, conselheiro Jaime de Cassio Miranda, exaltou a “notória vivência prática dos autores e autoras, cujas evidências e conteúdos compartilhados proporcionarão ampliada percepção, novas abordagens epistemológicas e axiológicas para a sociedade, comunidade política, jurídica e acadêmica”.

A publicação reúne 23 artigos de membros e servidores do Ministério Público, bem como de integrantes de outras carreiras jurídicas e de especialistas na área de segurança pública. O Promotor de Justiça Fernando Pinho Chiozzotto (MPSP) assina o artigo “A criminologia do lugar e o lugar das promotorias criminais” e a Promotora de Justiça Bruna Ribeiro Romano Varejão (MPSP) é coautora do artigo “Cada um por si e contra todos: uma análise comparativa dos modelos de atuação do Ministério Público do Distrito Federal e de São Paulo na fiscalização do sistema prisional”.

 

Veja aqui a íntegra da publicação.

Veja também