CNPG define lista tríplice para o CNMP
Os indicados, que passarão por sabatina na CCJ e apreciação no plenário do Senado, foram os já conselheiros do CNMP Fábio Bastos Stica (RR) e Orlando Rochadel Moreira (SE), ambos para recondução por mais dois anos, e Lauro Machado Nogueira (GO)
Em eleição realizada nesta quinta-feira (06/04), o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) definiu os indicados para ocupar as vagas destinadas a membros dos Ministérios Públicos Estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os indicados, que passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e apreciação no plenário do Senado, foram os já conselheiros do CNMP Fábio Bastos Stica (RR) e Orlando Rochadel Moreira (SE), ambos para recondução por mais dois anos, e Lauro Machado Nogueira (GO).
A eleição aconteceu durante Sessão Extraordinária do CNPG, realizada na sede do Ministério Público Militar (MPM), em Brasília, e ocorreu da seguinte forma: cada uma das três vagas foi preenchida em votações separadas e sucessivas. Em cada uma dessas votações, os 26 procuradores-gerais dos Estados podiam votar em três nomes. Havia uma lista com 14 candidatos inscritos: Magno Alexandre Ferreira Moura (AL), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior (AM), José Renato Oliva de Mattos (BA), Sheila Cavalcanti Pitombeira (CE), Rafael Calhau Bastos (ES), Lauro Machado Nogueira (GO), Clóvis Amauri Smaniotto (MS), Arnaldo Alves Soares (MG), Valéria Féres Borges (PR), Mário Germano Palha Ramos (PE), Fábio Bastos Stica (RR), Lio Marcos Marin (SC), Fernando Grella Vieira (SP), Orlando Rochadel Moreira (SE).
Após o resultado, o presidente do CNPG, Rinaldo Reis Lima, tem o prazo de cinco dias para encaminhar as indicações à Presidência do Senado Federal, que marcará a data para a sabatina dos indicados.