icon clock Leitura 3 min

Conselho Superior aprova elogio ao primeiro boletim histórico da APMP

Iniciativa foi do conselheiro José Roberto Rochel de Oliveira, durante reunião ordinária do colegiado realizada na terça-feira (8/5)

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou por unanimidade um elogio à primeira edição do boletim histórico da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), confeccionado em comemoração aos seus 80 anos de existência. A iniciativa do elogio, durante reunião ordinária realizada na terça-feira (8/5), foi do conselheiro José Roberto Rochel de Oliveira. “Cumprimento a Associação Paulista do Ministério Público pela publicação da ‘APMP Histórica’, pelos 80 anos. Na pessoa do Dr. José Oswaldo Molineiro, gostaria de externar esses cumprimentos e agradecimentos, porque o Boletim Informativo é de excelente qualidade, dando destaque às personalidades históricas que compuseram e compõem a nossa Associação, que é uma entidade de classe muito importante no apoio aos colegas do MP. Quero deixar o meu registro”, finalizou. Os demais conselheiros presentes aderiram ao cumprimento.

Outro elogio feito à APMP durante o encontro foi o do conselheiro Pedro de Jesus Juliotti pela criação, no dia 3/5, de uma comissão, formada pela APMP por promotores e procuradores de Justiça, para debater as alterações legislativas do Código de Processo Penal, que hoje estão em pauta na Câmara dos Deputados. “Inclusive faço parte da comissão. É um grupo bastante rico, que vai discutir formas de aperfeiçoamento para o projeto apresentado e que hoje está sendo discutido em uma comissão especial. A ideia é que apresentemos emendas para a modificação desse projeto. Se algum conselheiro desejar colaborar, pode enviar sugestões”, disse.

Boletim Histórico

O conselheiro Rochel enalteceu a primeira edição do trabalho comemorativo aos 80 anos da entidade de classe paulista – “APMP Histórica: O valor do Promotor de Justiça” –, publicada recentemente e enviada a todos os associados (clique no link abaixo para acessar a versão em PDF do informativo). O boletim impresso extraordinário, que recupera a memória da Associação, integra conjunto de divulgações especiais do projeto “APMP 80 anos”, lançado em janeiro, que prevê uma série de outras atividades comemorativas. O registro da trajetória de história e luta da Associação busca valorizar a atuação do Ministério Público e de seus membros.

Na primeira edição, o boletim extraordinário destacou o pioneirismo da APMP como primeira associação do Ministério Público do país; a consolidação do MP como instituição na época da fundação da entidade de classe paulista; a trajetória de seu primeiro presidente, José Augusto César Salgado, o “Promotor das Américas”; o papel da APMP na fundação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); e as gestões de Washington Epaminondas Medeiros Barra, que presidiu a APMP por dez anos, em cinco mandatos.

A próxima edição, prevista para este mês de maio, destacará os líderes e as figuras protagonistas que integraram a diretoria da APMP e que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à Procuradoria-Geral de Justiça, à Corregedoria-Geral do Ministério Público, ao Governo do Estado de São Paulo e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), entre outros postos de relevância no país.

 

CLIQUE PARA ACESSAR A 1ª EDIÇÃO DO BOLETIM ‘APMP HISTÓRICA’