
Diretoria da APMP acompanha Congresso Estadual do MPRJ – Pré-COP 30
Evento reuniu membros do MP, juristas, pesquisadores e especialistas para tratar de questões ambientais e climáticas
Na semana passada, o Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Junior, e a Diretora de Mulheres, Silvia Chakian de Toledo Santos, estiveram no Rio de Janeiro acompanhando o “Congresso Estadual do MPRJ – Pré-COP 30”, de 14 a 16 de maio. O evento foi realizado pela Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), com o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Em 14/05, Paulo Penteado, que também é 2º Vice-Presidente da CONAMP, participou da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da entidade de classe nacional. Comandado pelo Presidente da CONAMP, Tarcísio José Sousa Bonfim (MA), o encontro tratou de uma pauta ampla, com temas como Reforma do Código Eleitoral e PEC da Segurança Pública.
No mesmo dia, Silvia Chakian acompanhou a reunião da Comissão de Mulheres da CONAMP, que tratou de temas como as emergências climáticas e seus impactos sobre mulheres e meninas e a participação feminina nos ramos do MP brasileiro. O encontro teve a palestra da Procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Ivana Farina.
O Ministério Público de São Paulo foi representado pela Corregedora-Geral, Liliana Mercadante Mortari, pela Diretora da Escola Superior do MPSP, Tatiana Viggiani Bicudo, e pela Assessora da Corregedoria Annunziata Alves Lulianello. Durante o congresso, Liliana Mercadante e Annunziata Alves participaram da reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMP) e Tatiana Viggiani Bicudo acompanhou a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos (CDEMP).
O congresso reuniu membros do Ministério Público, juristas, pesquisadores e especialistas para debater o tema “Mudanças Climáticas, Desafios Socioambientais e Ministério Público no Estado Democrático de Direito”. O evento se inspirou na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento global do clima que acontecerá em novembro deste ano, em Belém, no Pará.