icon clock Leitura 2 min

Diretoria da APMP participa de abertura do Primeiro Encontro Nacional do CSMP

Encontro reuniu representantes dos Conselhos Superiores dos Ministérios Públicos de 19 estados

 

Na manhã desta quinta-feira (15/05), o Ministério Público de São Paulo recebeu o Primeiro Encontro Nacional do Conselho Superior do Ministério Público. O 1º Secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Fernando Pereira da Silva, participou da mesa de abertura, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Também fizeram parte da mesa o Secretário do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) de São Paulo e Diretor de Acompanhamento Legislativo da APMP, Arthur Pinto de Lemos Jr., a Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Cíntia Menezes Brunetta, o Vice-Corregedor-Geral do MPSP, Roberto Barbosa Alves, o Ouvidor Tiago Cintra Zarif e a Assessora da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP-SP) Florenci Cassab Milani. Estiveram presentes os conselheiros do MP paulista Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli, Nathalie Kiste Malveiro, Valter Foletto Santin, Ana Lúcia Menezes Vieira e Delton Esteves Pastore, além de conselheiros de outros 18 estados brasileiros.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, citou o ineditismo do encontro, que, segundo ele, “já ganha contornos históricos”. Para o PGJ, a contribuição de todos é “extraordinária para avançar em questões diversas”. Segundo Arthur Pinto de Lemos Jr., idealizador do encontro, essa é uma reunião produtiva em que todos aprenderão com “as falas de cada colega”.

A Conselheira do CNMP Cíntia Menezes Brunetta afirmou que fica feliz em ver o diálogo de todo o Brasil e que ouvir os conselheiros permite entender o MP de um “jeito mais particular”. Fernando Pereira parabenizou a iniciativa e disse que a “troca de experiências e o diálogo aberto são sempre salutares para melhoria de nossas atividades institucionais”.

O encontro tratou de temas como sistemas e tecnologia, critérios de movimentação na carreira e questões relacionadas com a revisão do inquérito civil.