icon clock Leitura 2 min

Domingo Espetacular repercute mega-assalto no Paraguai com procurador Marcio Christino

Reportagem, exibida pela Record em 30/04, aventa possibilidade de crime ter sido cometido pela principal facção criminosa hoje em operação no Brasil

O 1º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Marcio Sérgio Christino, que integra, também, o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), foi um dos entrevistados em reportagem especial exibida pelo programa “Domingo Espetacular”, da TV Record, exibido em 30/04, sobre o mega-assalto realizado a sede de uma transportadora de valores, em Ciudad Del Este, no Paraguai, em 24/04 último.

A reportagem do “Domingo Espetacular” diz que este foi “o maior roubo da história do Paraguai, planejado e executado com eficiência militar por criminosos brasileiros”. Durante a matéria, aventa-se também a possibilidade de o crime ter sido cometido pela principal facção criminosa hoje em operação no Brasil “até mesmo pela similaridade da operação com assaltos às transportadoras de valores que ocorreram no Brasil no último ano”.

Teoria com a qual o procurador de Justiça Marcio Christino concorda: “Para que se possa executar uma ação como esta você precisa de planejamento prévio, de equipamentos, gente capacitada. Eu duvido muito que possam ter vários grupos diferentes executando esse tipo de ação, dessa magnitude, de maneira desassociada. Deve ter um núcleo efetuando todos estes ataques”, comenta, na matéria exibida pela Record, Marcio Christino.

Marcio Christino é considerado referência para falar sobre crime organizado devido às suas atividades, no início dos anos 2000, no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e também, por designação da PGJ, nas investigações sobre a facção PCC. Atuou nos casos dos atentados de maio de 2006, em São Paulo, e do sequestro do jornalista Guilherme Portanova, da TV Globo, naquele mesmo ano. É, também, autor do livro “Por dentro do crime” (Editora Escrituras).

CLIQUE PARA ASSISTIR A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA