
Em entrevista à TV Globo, Fausto Junqueira explica o passo a passo de uma adoção
Procurador de Justiça explicou sobre o caminho legal para a adoção de uma criança
Em entrevista ao Bom Dia Vanguarda, da TV Vanguarda, filiada à TV Globo no Vale do Paraíba, na manhã desta segunda-feira (21/07), o Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo Fausto Junqueira de Paula, explicou o caminho legal para a adoç
ão de uma criança. Junqueira, que também é Diretor de Relações Públicas da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), conversou com a repórter Andressa Lorenzetti sobre o processo e os motivos da demora.
O Procurador de Justiça esclareceu que o primeiro passo para quem deseja adotar é procurar a Vara da Infância mais próxima de sua residência e destacou que a maior demora no processo se deve à “chegada da criança”, especialmente as de menor idade. Em contraste, crianças com mais de sete anos e grupos de irmãos costumam ser adotados mais rapidamente.
Junqueira também revelou que o Brasil possui 35 mil pessoas interessadas em adotar, mas apenas 5 mil crianças estão aptas para adoção. A maioria dessas crianças aptas tem mais de sete anos, enquanto a preferência dos interessados é por crianças mais novas, o que contribui para essa disparidade.