icon clock Leitura 2 min
Tags: #APMP #MPSP ESMP

Fausto Junqueira debate violência doméstica em São José dos Campos

Evento da Escola Superior e do MPSP discutiu redes de proteção e apoio às vítimas

 

O Diretor de Relações Públicas da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e Conselheiro junto Conselho Superior do Ministério Público, Fausto Junqueira de Paula, foi um dos palestrantes do “Transformando Redes para Enfrentamento à Violência de Gênero”, evento de capacitação da Escola Superior e do MPSP, realizado em São José dos Campos, na última sexta-feira (05/09).

Violência de gênero, Lei Maria da Penha, atendimento humanizado e não revitimizante, o silêncio da vítima e o complexo da credibilidade e a articulação em rede foram temas levados pelos palestrantes/Promotores(as) de Justiça Fabiana Dal’Mas Rocha Paes (Assessora da ESMP), Gabriella Lanza Passos (Coordenadora do NAVV – SJC), Henrique Lucas de Miranda, Jaime Meira do Nascimento Júnior e Vanessa Almeida (Coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP).

Além dos membros do Ministério Público, pesquisadores em violência doméstica também participaram, entre eles, Ivanda Maria Sobrinha, Coordenadora no Instituto Natura, Karine Keiko Leitão Higa Machado, (Médica psiquiatra forense); e Marilis Bason Cury (Odontologista especialista em saúde pública).

Outros palestrantes foram a Juíza de Direito do TJSP Adriana Vicentin Pezzatti de Carvalho, a Delegada aposentada Ana Paula Bittencourt, o Delegado Daniel Estéfano Santos e o Psicólogo e Sociólogo Flávio Urra. A abertura das palestras coube a Diretora da ESMP, Tatiana Viggiani Bicudo.

Também participaram dos debates o Procurador de Justiça Paulo José de Palma e os Promotores(as) de Justiça Carlos Schelini Cesar, Luiz Claudio Florenzano Vidal Gonçalves, Larissa Buentes Frazão e Raul Agripino dos Santos Pinto.