icon clock Leitura 1 min

Fernando Capez assume Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor

Pasta foi criada para fiscalizar aumentos indevidos durante a crise causada pelo novo coronavírus

O procurador de Justiça Fernando Capez foi nomeado, nesta quarta-feira (8), como secretário especial de Defesa do Consumidor, pelos próximos 120 dias. A mudança possibilita a Capez, que é diretor executivo do Procon-SP, ter maior autonomia administrativa para promover ações de defesa do consumidor, combatendo ilícitos contra a economia popular durante a pandemia do novo coronavírus.

A medida foi anunciada pelo governador João Dória, que enfatizou: “Não faz sentido, diante de uma crise como essa, um empresário ou comerciante mais ambicioso usufruir dessa circunstância para fazer aumento abusivo de preços”.

Em declaração sobre o novo cargo, Capez defende que a mudança vai facilitar e agilizar as medidas de defesa do consumidor em parceria com a Polícia Civil. “Temos realizado operações de campana, investigações e prisões em flagrante por crimes contra a economia popular e venda irregular de derivados do petróleo. Com essa medida, haverá mais agilidade, intensidade nas parcerias e cumprimento eficaz da proteção total ao consumidor nesse período difícil”, afirmou o procurador de Justiça.