icon clock Leitura 3 min

Ministra Cármen Lúcia participa de webinar promovido pela APMP

Webinar da APMP tratou do tema “A Integração entre as Instituições de Segurança Pública”

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) promoveu na noite da última sexta-feira, 6/8, o webinar com o tema “A Integração entre as Instituições de Segurança Pública”, transmitido pelo canal da entidade de classe no YouTube. O Presidente da APMP, Paulo Penteado, abriu o evento, que contou com as palestras da Ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, do Procurador da República Lucas Gualtieri e do Agente da Polícia Federal Danilo Salas. O Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, presidiu o evento, que contou ainda com a participação da Vice-Corregedora-Geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari, e do Diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Durante a sua fala, a Ministra Cármen disse que a integração de órgãos de segurança necessita levar em consideração que o cidadão precisa saber que, se alguém falhar, existe um Estado vigilante que não permitirá que isso aconteça ou permaneça. Segundo ela “do outro lado existe um ser humano que falha, que erra e comete crimes, mas que tem que pagar por isso nos termos legalmente previstos”.

O Procurador da República Lucas Gualtieri afirmou que combater o crime e enfrentar o fenômeno criminoso nunca foi uma tarefa fácil, mas que nos últimos tempos essa tarefa tem se tornado ainda mais árdua. Segundo Gualtieri “a cooperação entre as instituições é uma importante ferramenta para maximizar a eficiência na repressão ao crime”.

Já o agente da Polícia Federal Danilo Salas lembrou que um bom exemplo de integração entre o cidadão e o Estado é a polícia comunitária. Para Salas é preciso valorizar todos os pontos que compõem a Segurança Pública e o Sistema de Justiça, segundo ele “juntos somos mais fortes, mas integrados somos mais eficientes”.

Em seguida, o Presidente da APMP, Paulo Penteado, elogiou a experiência de todos os palestrantes e concluiu dizendo que a “eficiência não é uma demonstração de força, mas uma demonstração de inteligência na busca de resultados em prol da sociedade”.

O Procurador-Geral de Justiça de SP, Mário Sarrubbo, disse que o tema do webinar é importantíssimo e que o MP de São Paulo preza pela integração das instituições, “principalmente no combate ao crime organizado”. Sarrubbo citou como exemplo dessa integração um trabalho feito na região de Ribeirão Preto, conhecido como Operação Sevandija, que desmantelou uma grande organização criminosa que saqueava cofres públicos. Segundo Sarrubbo a operação foi fruto da integração entre o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Polícia Civil Estadual.

A Vice-Corregedora-Geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari, comentou que nenhuma instituição conseguirá sozinha resolver os problemas, pois “somente compartilhando saberes poderemos avançar”. Já o Diretor da ESMP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, falou sobre o papel das escolas jurídicas e de governo, “difundindo nos conteúdos dos seus cursos a cultura da atuação articulada em rede”.

O evento teve o apoio do Centro Acadêmico Professor Alberto Mesquita de Camargo da Universidade São Judas Tadeu, da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce e da Associação dos Assistentes Jurídicos do Ministério Público do Estado de São Paulo (AAJUMP).

O webinar “A Integração entre as Instituições de Segurança Pública” pode ser assistido no canal da APMP no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=goQlAug7NjU