
No Roda Viva, Lincoln Gakiya defende operações multiagências contra o crime organizado
Integrante do Gaeco, Promotor apoia a criação de agência para o combate ao crime organizado e elogia a atuação dos colegas do Ministério Público nas megaoperações
“Eu sou um defensor, há muitos anos, de operações multiagências”, disse o Promotor de Justiça, Lincoln Gakiya, integrante do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), durante entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda (01/09).
O promotor e membro da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) destacou que apenas com a cooperação entre órgãos e entes da federação foi possível garantir o sucesso de operações como Carbono Oculto e Fim de Linha, que identificaram as ligações do crime organizado com o mercado financeiro e o transporte coletivo de passageiros, respectivamente.
Nesse sentido, Gakiya defendeu a criação da agência antimáfia, semelhante às de outros países como Estados Unidos, Reino Unido e Itália. A agência permitiria um trabalho integrado, sem conflito de competências e contínuo. Ao contrário das forças-tarefas, que “são criadas para um objetivo único”. O promotor destacou ainda que a proposta também facilitaria a cooperação internacional.
Na entrevista para um dos programas mais antigos e respeitados da televisão brasileira, Gakiya falou também da sua atuação há mais de 30 anos, do papel do Ministério Público para a criação de uma estrutura de compliance e governança pública e elogiou o trabalho dos promotores mais jovens que estão na linha de frente de várias importantes operações atuais.
Para assistir à entrevista completa, clique aqui.
https://youtu.be/_2TJoGWbe00