NOTA APMP – INDICAÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA ALEXANDRE DE MORAES
A Associação Paulista do Ministério Público (APMP), entidade que representa 3 mil Promotores e Procuradores de Justiça da ativa e aposentados do Estado de São Paulo, vem a público parabenizar a indicação para Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do advogado constitucionalista ALEXANDRE DE MORAES, ex-Promotor de Justiça, ex-diretor e ainda associado à APMP, que atualmente ocupa o cargo de Ministro da Justiça e Cidadania. A indicação para o STF comprova sua competência e aptidão para a gestão pública, bem como honra o Ministério Público de São Paulo (MPSP), Instituição à qual já pertenceu após ser aprovado em primeiro lugar no respectivo concurso público.
Advogado, consultor jurídico, professor e autor de diversos livros, Alexandre de Moraes desligou-se do Ministério Público para assumir o cargo de Secretário do Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, entre 2002 e 2005, quando também acumulou a presidência da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), hoje Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo (Fundação Casa). Posteriormente, integrou a 1ª composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), biênio 2005/2007, ocupando a vaga de jurista pela Câmara dos Deputados. Além disso, na Prefeitura de São Paulo, entre 2007 e 2010, exerceu os cargos de Secretário de Transportes, Secretário de Serviços, Presidente da São Paulo Transporte S/A (SPTrans) e Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Em 2014 foi nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, cargo que exerceu até 2016.
Alexandre de Moraes participou ainda, como palestrante, dos dois últimos Congressos anuais realizados pela APMP. Durante o XLIII Seminário Jurídico dos Grupos de Estudos, realizado pela entidade de classe paulista no Guarujá em 2015, o então Secretário da Segurança Pública teve como tema “O Ministério Público e a Segurança Pública”. No evento posterior, realizado em dezembro de 2016, Moraes, que já ocupava o cargo de Ministro da Justiça e Cidadania, falou aos presentes sobre a crise que assola o país.
Em novembro último, o Ministro Alexandre de Moraes visitou a sede executiva da APMP, ocasião em que foi recebido por toda a diretoria para discussão de assuntos de relevância para as instituições e concedeu entrevista exclusiva à TV APMP.
Agora, nós da APMP, em nome de toda a classe, desejamos que, uma vez confirmado pelo Senado, Alexandre de Moraes prossiga com seu brilhante e reconhecido trabalho, com os mesmos propósitos e as mesmas ideias do Promotor de Justiça que nunca deixará de ser.
São Paulo, 6 de fevereiro de 2017.
Diretoria da Associação Paulista do Ministério Público
CLIQUE E E LEIA SOBRE A VISITA DE ALEXANDRE DE MORAES À APMP
CLIQUE E LEIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO MINISTRO NO XLIV SEMINÁRIO JURÍDICO
CLIQUE E LEIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO XLIII SEMINÁRIO JURÍDICO
CLIQUE PARA ASSISTIR A ENTREVISTA EXCLUSIVA DO MINISTRO À TV APMP