icon clock Leitura 2 min

1º Encontro dos Ex-Presidentes da APMP é realizado na Sede Social

João Lopes Guimarães, decano dos ex-presidentes, discursou e foi homenageado com uma placa

Como parte do Projeto “APMP 80 anos”, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) realizou, na quinta-feira (8), o 1º Encontro dos Ex-Presidentes da APMP, na Sede Social, no centro de São Paulo. O procurador de Justiça aposentado João Lopes Guimarães discursou em nome dos ex-presidentes e foi homenageado com uma placa.

Compareceram à reunião sete ex-presidentes: João Lopes Guimarães (1974/1976); Júlio Francisco dos Reis (1976/1978); Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo (1986/1990), ex-procurador-geral de Justiça; Hugo Nigro Mazzilli (1990); Renato Martins Costa (1990/1992), atual presidente do Tribunal de Contas do Estado; Walter Paulo Sabella (1992/1994), membro do Conselho Superior do Ministério Público; e Felipe Locke Cavalcanti (2013/2016).

Também participaram, representando a diretoria da APMP, o 1º secretário, Paulo Penteado Teixeira Junior; o 1º tesoureiro, Renato Kim Barbosa; a diretora do Departamento de Aposentados, Cyrdêmia da Gama Botto; e um dos diretores do Departamento de Segurança, Gabriel César Zaccaria de Inellas, presidente da Comissão Processante Permanente do Ministério Público de São Paulo. Estavam presentes ainda, entre os convidados, o procurador de Justiça Sérgio Neves Coelho, representante do Órgão Especial, e o procurador de Justiça aposentado Vidal Serrano Nunes.

“Se a Procuradoria-Geral e os demais órgãos superiores representam a cabeça da Instituição, a APMP é sua alma”, comparou, em seu discurso, o decano e homenageado João Lopes Guimarães. “Assim é a Associação! A alma do Ministério Público, que dinamiza e movimenta os promotores e procuradores de Justiça, seu corpo social”, acrescentou, ao citar momentos históricos em que a APMP foi protagonista nos últimos 40 anos, como na criação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), no início dos anos 1970, e na Assembleia Nacional Constituinte, durante a década de 1980. Por fim, elogiou a gestão do presidente José Oswaldo Molineiro no biênio 2017/2018 e destacou várias de suas principais ações e realizações (CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA LER A ÍNTEGRA DO DISCURSO).

Antes de entregar a placa em homenagem ao decano, o presidente Molineiro frisou: “Este encontro mostra a todos, nos 80 anos da APMP, que não nascemos do nada. Houve todo um trabalho sério de vocês, que são a inspiração para os mais novos, e é o meu sonho chegar aonde vocês chegaram”.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO DISCURSO DO DECANO JOÃO LOPES GUIMARÃES

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO ENCONTRO